sábado, 13 de novembro de 2010

preço da bicicleta e custo montagem

Nome: L
Idade: 16

Mensagem: Gostaria de saber porque uma bike é mais cara que outra? (uma com desenho clássico outra com quadro tipo “moderno”)
Experimentei e me senti muito confortável nas duas (dei umas voltas dentro da loja). A montagem  disseram que cobram. Está correto?

-----------------------------------------------------------------
Eu prefiro as bicicletas com desenho clássico. A fabricação do outro quadro, mais cheio de detalhes, é mais caro, e isto é feito para causar impacto no comprador. Bicicletas com quadro clássico, o que se costuma chamar de quadro diamante, ou também quadro de dois triângulos, são os melhores e mais resistentes.

Há uma série de fatores que influenciam o preço de uma bicicleta, principalmente a questão da qualidade. Quanto melhor a qualidade mais cara é. Mas há outros fatores que também influenciam no preço, como por exemplo suspensão ou sistema de marchas ou outros detalhes. Uma bicicleta com suspensão é mais cara que uma que não tenha, mas em bicicletas muito baratas um garfo de suspensão pode ser só uma isca de venda, uma enganação, porque suspensão muito barata não costuma funcionar bem ou literalmente não funcionar. No caso do passador de marchas a questão é outra: o fabricante diminui os custos montando a bicicleta com um passador genérico. O da Shimano ou Sram fará que o preço final da bicicleta fique mais caro. E ai vem a questão da concorrência, porque o fabricante tem que ver o que está no mercado e colocar produto com preço que seja compatível ou ele não consegue vender.

Então fica mais ou menos assim: primeiro critério para formar o preço é saber o que o público quer e quanto paga por um determinado produto. Olhar o que a concorrência tem no mercado e ver até onde você, fabricante, pode ir com a qualidade do produto para estar dentro da faixa de preço para conseguir vender sua bicicleta.

No final de contas se pode dizer que o preço de uma bicicleta ou de qualquer produto é quanto o público paga pela qualidade que ele, público, quer receber. Como aqui no Brasil o povo ainda (e vergonhosamente) não está preocupado com a qualidade técnica da bicicleta ele muitas vezes paga pela aparência.

Mas há muita gente que prefere pagar pela aparência e acredita que isto seja uma qualidade. Dai uns o desenho de alguns quadros estranhos. O peessoal acha bonito e paga.

Só precisa ver se o tamanho da bicicleta é próprio para você. Dê uma olhada na tabela de medidas http://www.escoladebicicleta.com.br/comprar.html#medidas 

Nós recomendamos que a bicicleta seja comprada numa bicicletaria de onde ela já sairá montada e ajustada para você, sem custos. A empresa citada é correta, mas só compre com eles caso entreguem a bicicleta montada e ajustada. Também não sei qual é a política da empresa, se eles cobram ou não a montagem.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário