sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Atacado por cachorros

O Ciclonauta foi atacado por dois bitbulls e saiu bem ferido na perna, acabou no hospital e ficou um bom tempo de molho. Estive com ele e um bom tempo depois ainda estava com a canela enfaixada. 

Cruzando no pedal o Vale do Anhangabaú vi um cachorro grande e brincalhão que estava mordendo todas pernas de ciclista que passassem por ele por pura brincadeira. Ele não saía em disparada latindo, mas atacava os ciclistas aos pulos de alegria. Não tascava os dentes, só segurava a calça, a canela ou o tênis com delicadeza. Um outro cachorro acompanhava a brincadeira perturbando o atacante. Não escapei de umas dentadinhas, suaves, que me arranharam a perna superficialmente. Passou um outro ciclista no sentido contrário que não parou de pedalar e o figura, o cachorro, achou que a perna em movimento dele era muito mais divertida que a minha sem movimento e me largou. 
Incrível como eles, cachorros, tem controle total sobre as mordidas, indo de um encostar os dentes até o arrancar pedaços. Quem conhece os bichos sabe como eles vão reagir. 

Entrar em pânico só piora qualquer situação. Simplesmente pare de girar os pedais, dica que me foi dada por uma amiga veterinária. Funciona. Parou de movimentar a perna o cachorro normalmente perde o interesse. Não funcionou, o negócio é pular da bicicleta para o lado contrário de onde vem o cachorro e usá-la como anteparo. Melhor com pneu furado a dentadas que perna furada ou rasgada com pontos. Se tiver frieza, não reaja, deixe o cachorro se cansar, se for o caso saia de fininho. Tomou dentada, não puxe a mordida. Puxou, rasgou. Mesmo mordido, fique imóvel, que uma hora ele vai largar, ou vai aparecer alguém para ajudar. 
Duro é quando vem uma matilha para cima. Normalmente tem o cachorro alfa, que identificado pode servir para desarmar ou afastar o resto. 

Dependendo da situação o ataque pode ser divertido. 
Na Bicycling americana li um divertido artigo sobre treinar sprint fugindo de ataque de cachorro. Não é coisa para amadores. Cachorros aceleram mais rápido que a maioria dos ciclistas profissionais, o que dizer dos amadores. Dá para escapar quando se tem uma boa vantagem, do contrário é dentada.
Neste artigo da Bicycling o autor conta que sempre passa pelo mesmo caminho e que sempre foge do mesmo cachorro. Não sei como foi com ele, mas sei que tem cachorro que entende que virou brincadeira. Muitos cachorros são muito inteligentes que a gente pode imaginar.

Tem perseguidor pior que cachorro? Opa! Não enfureça uma vaca, ou outro bicho grande. Ser perseguido por uma vaca parece piada, mas quem experimentou definitivamente não quer repetir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário