terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Pontas soltas: perigosas e causa de acidentes graves

Fui ultrapassado por um ciclista com o cadarço do tênis direito desamarrado e imediatamente senti um arrepio de terror. Um dos piores acidentes que um ciclista pode sofrer é o cadarço enroscar no pedivela ou engastalhar entre a corrente e a coroa. Não dá nem tempo para entender o que está acontecendo, em uma fração de segundo você está no chão arrebentado. Em casos mais extremos pé e perna saem lesionados. Mesmo que nada aconteça, o que será muita sorte, o ciclista só vai entender o que aconteceu por que o tênis estará preso à bicicleta. Já passei por esta, tive muita sorte, conheço vários que também passaram, até alguns ciclistas profissionais, e ninguém achou engraçado, muito pelo contrário.

Tênis desamarrado causa acidentes de todo tipo com quem quer que seja. Pedestres são sua maior vítima.  Basta apontar para baixo, para o tênis da pessoa, que o cadarço é amarrado imediatamente. É quase uma regra entre corredores a pé cuidar do cadarço dos outros, um comportamento menos comum entre ciclistas, talvez porque a regra, melhor dizendo, a moda, é usar sapatilhas, que não tem cadarço por razões óbvias.

O correto é amarrar o cadarço, apertar o nó, girar o cadarço e prendê-lo por baixo do próprio cadarço trançado no tênis. Desta forma é muito difícil fique com perigosas pontas balançando ou que desamarre. 

Qualquer ponta solta é um perigo. Um amigo tomou um tombo horroroso pedalando e se machucou todo. Contando em detalhes o acidente levantei a hipótese que a manga do corta-vento tenha enroscado no guidão, o que ele acha que não, mas pela forma como caiu acredito que foi a causa do acidente. Cheguei a conclusão porque sofri um acidente pela mesma causa, lembro de cada fração de tempo do que aconteceu. Percebi imediatamente que minha manga tinha prendido na manopla, e a partir daí tive a certeza que ia parar no chão. A bicicleta entortou para a direita sem que pudesse reagir e meu ombro bateu com força no asfalto. Todo ralado e dolorido aprendi a lição. Por sorte e por calma, consegui me livrar de outros tombos, mas quando a manga ou outra ponta enrosca, o arrepio apavorante toma conta de mim. 
Enrole a manga até ela ficar longe do guidão antes de sair pedalando. O ideal é ter o hábito de recolher toda e qualquer ponta solta antes de começar a pedalar.  

Roupa larga ou casaco amarrado na cintura também podem enroscar na bicicleta, em geral no selim, roda ou pedivela. Repito, qualquer sobra ou ponta solta definitivamente não combina com um pedalar seguro. 
O que não pode, mas não pode mesmo, é pedalar com o que quer que seja meio solto ou balançando no guidão ou próximo da roda da frente. Qualquer problema na roda da frente ou na direção tem tudo para acabar num dos tombos mais brutais que um ciclista pode sofrer. Não experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário