terça-feira, 20 de outubro de 2020

brincar, errar, treinar

Estava correndo a pé no parque e na minha frente ia uma linda menina. Corríamos mais ou menos no mesmo passo, mas sua beleza me fez acelerar um pouco para vê-la mais de perto, e fui me aproximando. Quando estava a uns 20 metros ela parou de supetão e sentou-se. Assustado diminui meu ritmo, tirei a mascara para ser ouvido com clareza e perguntei se estava tudo bem. "Está, obrigado. Estou com o tênis errado. Esqueci meu tênis de corrida na casa de minha mãe".

Por partes: ter um objetivo ajuda qualquer facilita alcançar qualquer coisa nesta vida; mais ainda na melhora do condicionamento físico, principalmente quando o objetivo não é chato. Quando dava aulas eu brincava com os alunos: Siga aquela bunda! E sempre deu ótimos resultados não só com homens, mas também com mulheres. Objetivo mais distração dão leveza e fazem esquecer cansaço e dores. Mais, diminuem as frequências cardíaca e respiratória melhorando o rendimento.

"Estou com o tênis errado..." Um dos erros básicos de nossa civilização é a repetição. Monotonia mata. Pior ainda quando se trata de treinamento. Fazer sempre a mesma coisa induz o corpo a responder só a mesmice, enfraquecendo respostas a situações novas ou inesperadas. Por isto que se fala tanto em treino cruzado, em outras palavras, evitar ficar na mesmice
Cometer pequenos erros ou deslizes faz bem para a saúde. Correr com tênis errado pode ajudar e muito no treinamento, basta saber o limite. O corpo aprende a lidar com o inesperado, o incômodo, o errado. Quanto mais preparado para tudo melhor. 

Excesso de entusiasmo sempre deve ser evitado. Está com tênis errado, com bicicleta pequena ou grande, sem óculos de natação, OK, sai, não deixa de treinar, vai se divertir, mas saiba quando parar. Nunca entre no "quanto mais melhor" porque não é verdade, aliás, é burrice das grossas.

Já li em mais de um site de treinadores sérios tanto de corrida a pé como de ciclismo que se pode tirar ótimos resultados treinamentos curtos, 10, 15 minutos.
Quando estava saindo do parque ela estava novamente sentada no meio fio, sem tênis e meias, olhando as bolhas nos pés. O tênis errado machucou o calcanhar da linda menina e mesmo assim ela não parou, fez os 12 km programados. Não foi o tênis, mas ela que se machucou. Pena. Vai continuar linda, mas capenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário