segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Ensinar a pedalar em 40 segundos? Nunca!

Ensinar a pedalar em 40 segundos como diz uma propaganda de rede social? Desculpe, não existe. Há casos em que o ciclista pode até sair pedalando muito rápido, até na primeira vez que sobe na bicicleta, mas daí a ter aprendido a pedalar há uma brutal diferença. 
Cito duas alunas que saíram pedalando no primeiro contato com a bicicleta. A primeira acabou lembrando que quando muito criança pedalava com o irmão e a segunda escondeu que sabia pedalar porque não acreditava que ainda conseguia pedalar. Tenho mais casos parecidos que definitivamente não querem dizer os alunos foram ensinados em 40 segundos. Ninguém aprende nada em 40 segundos, nada, absolutamente nada.
Me avisaram que na propaganda diz 40 minutos e não segundos. Dá na mesma, ninguém aprende nada em 40 minutos. Talvez aprenda alguma coisa em 40 dias. Eu com mais de 40 anos de pedal digo que tenho muito a aprender, mas muito mesmo, e quero aprender.  

"Ele era bonzinho, mas insistiu que eu tinha que aprender (a pedalar) numa mountain bike. Não consegui. Será que um dia consigo pedalar?" 
Bicicleta correta, local correto, tempo correto para o aluno, esta deve ser a regra. É comum ver principalmente alunas que não conseguiram pedalar porque tentaram ensina-las em bicicletas grandes, o que aumenta a insegurança, dificultando ou impedindo o aprendizado. Qualquer aluno ou novato deve conseguir colocar os pés no chão para sentir-se seguro e diminuir sua ansiedade. Pode até ser uma mountain bike, mas não é o ideal tanto pela imagem que o modelo tem, esportivo e radical, quando pela posição que o ciclista pedala, inclinado para baixo. A bicicleta não pode aumentar a ansiedade, o que por sua vez aumenta a insegurança.
As primeiras pedaladas é bom que sejam curtas, porque não 40 segundos, ou até menos, mas com alguém acompanhando caso perca o equilíbrio. Novatos cansam muito rápido por causa da ansiedade e ai perdem o equilíbrio. Não recomendo, por uma questão de segurança, que nas primeiras voltinhas o aluno nunca pedale sequer 40 minutos. 

Saber se equilibrar não é saber pedalar.
 Cada um tem seu tempo de aprendizado e saber pedalar demanda uma boa quilometragem. Isto fica claro para quem pedala no meio do povo, onde é muito fácil encontrar gente sobre a bicicleta que não sabe o que fazer numa ciclovia, ciclofaixa ou mesmo rua deserta. 
Estimular alguém é uma coisa, engana-la é outra. Ensinar a se equilibrar e depois pedalar junto em local tranquilo, sem trânsito, sem pedestres, ciclistas e crianças por perto é uma coisa. Fazer alguém que acabou de se equilibrar ir para uma ciclovia é outra completamente diferente. Normalmente são estes que causam e sofrem acidentes, alguns graves. 


Ensinar é uma ciência, demanda estudo, conhecimento, prática, erros e acertos, cuidados com o individualismo dos alunos, dentre outros inúmeros detalhes. No Brasil falamos muito que a única saída é educação, mas não se respeita o ensinar. Neste tema não existe 40 segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário