terça-feira, 10 de novembro de 2020

Selim muito alto, quadro quebrado

ALERTA: selim mais alto que a marca de altura máxima do canote pode quebrar o quadro e lesar seus joelhos.

A história já contei: tenho, melhor, tive duas bicicletas que foram usadas por um courrier. Ciclista muito forte, mas sem experiência e incapaz de ouvir; enfim típico de sua geração e classe social. Recebeu orientação: não use uma bicicleta com canote acima da marca limite ou vai quebrar o quadro. Mas... como a bicicleta não era dele... quebrou o primeiro quadro, que foi para o lixo. Paramos e conversamos novamente, "não usa o selim além do limite..." Nesta segunda recomendação avisei que além do quadro perdido poderia machucar o joelho ou a bacia. Um dia ele não apareceu, perguntei onde estava e contaram que estava em casa porque o joelho tinha estourado. "Caiu?" "Não". "Bateu?" "Não". Um pouco depois recebi a notícia que ele não poderia mais pedalar, fim vida de ciclista. Ficou com sequelas.

Felizmente os ciclistas estão usando o selim na posição correta ou próxima disto, mas vira e mexe se vê um ciclista, melhor, um mané com o selim muito além do que é recomendável. Uma hora estoura.  E não fale nada porque “Eu sei o que estou fazendo” será a resposta.

A rachadura que só agora ficou visível era a razão de um barulhinho que há muito incomodava. Esta bicicleta foi entregue nova para o ex ciclista. Seis meses depois parecia que tinha passado pela guerra da Síria, com mil barulhos e um tic tic quase imperceptível. Aí está. Muito triste. Perdi um excelente quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário