sábado, 17 de outubro de 2020

Selins, a bunda e a bicicleta

Google imagens ísquios - genial - as imagens. Any way adorei o cara tirando foto da própria bunda nua. Selfie anal ou anal selfie?

Bom vamos ao prazer ou desprazer de sentar-se numa bicicleta.
Não é o selim isolado que dá desconforto / conforto para o ciclista, é o conjunto bicicleta + ciclista + condição do ciclista + posição do ciclista + selim. Quem tem experiência sabe que um centímetro para frente, para trás; mais alto ou mais baixo; ponta para cima ou para baixo no selim faz muita diferença. Como faz toda diferença estar pedalando numa bicicleta de tamanho errado, principalmente se ela for mais longa que o ideal. 
E respondendo para a Cristiane, não é porque tem desenho anatômico com buraquinho no meio que vai dar conforto. Muito menos não é porque o selim custou R$ 1.000,00 que vai ser mais cômodo. Não, não é exagero, Cristiane contou que um cara pagou mil Reais por um selim. Isto é que é ter uma fortuna sob a cueca. De qualquer forma a bunda dele vai ficar roxa quando a mulher descobrir. 
E finalmente não é porque é fofinho, macio, largão é automaticamente cômodo.

Bom mesmo é o meu selim, diz o povão. Pode ser, pode não ser, do proprietário nem saber.  
Acabamos nos acostumando com o selim que temos e afirmamos com todas letras que aquele é o mais confortável de todos. Eu afirmo que meus selins são confortáveis até para meu bolso, que pesa muito no meu limiar de dores. Fato é que nos acostumamos com o ruim. 
É dificílimo, quase impossível fazer testes comparativos válidos com vários selins. Sentar rapidamente no selim diz muito pouco. O correto seria instalar na sua bicicleta os selins a serem testados, um por vez, e rodar até conseguir senti-lo bem, o que uma voltinha no quarteirão diz pouco. Não há bicicletaria que permita.
 
A primeira impressão do selim pode estar errada. Instalei na minha bicicleta de poste (a que não inspira roubo) um selim baratinho (que também não inspira roubo) de boa marca, em liquidação, duro, a princípio um tanto incomodo. Não vou longe com esta bicicleta então o selim pode ser menos piedoso. Para minha surpresa o selim foi pegando a forma da minha bunda e ficou cômodo. Sempre soube que tem espumas que se amoldam e este é o caso. Funciona. Foi uma aula para entender os elogios que fazem aos selins de couro, em especial ao famoso inglês Brooks. Sentei e pedalei selins de couro, inclusive Brooks, e sempre achei muito desconfortável. Selins de couro pegam a forma do corpo, leia-se bunda, e depois ficam muito confortáveis; é o que dizem, todos, sem exceção.

Cada bunda é uma bunda e há um selim para cada bunda. O conforto depende da forma dos ísquios, um tanto da musculatura e sua forma, e não exatamente do tamanho da bunda. Mas... repito, não só; a bicicleta tem que ser correta para o ciclista ou nunca conseguirá algum conforto. Por que?
Uma bicicleta longa ou própria para competição faz o ciclista ficar inclinado para baixo e neste caso o selim tem que ser mais fino. Por que? Os ísquios são um "V" e são mais estreitos na frente. Quanto mais inclinado o corpo na bicicleta menor a distância entre os ísquios que apoiarão no selim. 
Selins para bicicletas urbanas são mais largos porque quanto mais em pé o ciclista pedala maior a distância entre os ísquios que vão tocar no selim.... porque o apoio no selim se dará mais atrás dos ísquios. 
E tem a forma do selim, que tem a ver com a forma do corpo e da musculatura do ciclista. Há selins planos, um pouco curvados, muito curvados, com buraco, sem buraco, um pouco curvado no centro... Tem um selim para cada bunda..., mas só vai dar conforto se a bicicleta também for correta.

Ok, agora faz o ajuste correto: http://escoladebicicleta.com.br/bicicletaajuste.html . 

Terminando: selim de baixa qualidade podem ter um desconforto extra: nhec nhec nhec.... Este realmente dói no bolso.

Explicação da Fi'zi:k - ótima. Dá para aplicar para selins não esportivos.
E...



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