quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Regular um freio a disco mecânico

Marinheiro de primeira viagem, apanhei feito gente grande para conseguir regular o novo freio a disco mecânico da bicicleta. Estou usando um freio Bengal que dizem não ser o melhor. Não sei como será regular um Shimano, que todos afirmam ser de longe o melhor, ou um Tectro, que parece ser a segunda opção, mas provavelmente devem ser menos chatos. Os princípios não deve ser muito diferente deste que tenho.
A primeira coisa que fiz foi seguir as orientações dadas pelo manual da Bengal. É um passo a passo lógico. A explicação a seguir é a de fábrica com uma pitada minha, já que o manual não tem tradução para o português:
  1. O primeiro passo é centrar e deixar em paralelo o disco na abertura onde estão as pastilhas. Olhe por cima e por baixo da pinça para ver se realmente está centrado. Aperte levemente os parafusos que prendem a pinça ao quadro ou garfo da bicicleta. 
  2. Ajuste a pastilha fixa de forma que ela encoste no freio a disco. 
  3. Acione o manete de freio com força. Isto fará com que a pastilha móvel prenda o disco. Mantendo o freio acionado solte os dois parafusos de ajuste da pinça ao quadro ou garfo e ainda com o freio acionado volte a apertar os dois parafusos de ajuste da pinça ao quadro.
  4. Pare de acionar o manete e rode a roda. Provavelmente ela terá um pequeno arrasto do freio
  5. Solte aos poucos, máximo 1/4 por vez, o parafuso de ajuste da pinça fixa até que a roda gire livre de arrasto. 
  6. Faça o ajuste da altura do manete através do ajuste do cabo de freio.
  7. Em situação normal depois destas operações o freio está regulado e a roda vai girar completamente livre.  
Terminei e continuei com a roda dianteira girando com um pequeno arrasto na pastilha fixa. Mexe aqui, mexe ali, relê o manual, tenta descobrir o que fiz de errado e nada. Ai parti para experiências, uma delas deu certo.
A pastilha fixa da roda dianteira estava trabalhando um pouco desalinhada. As duas pastilhas devem trabalhar perfeitamente paralelas ao disco, o que não acontecia. Soltei os parafusos do corpo onde estão as pinças e as pastilhas e com uma pedra de afiar faca limpei a tinta da base de encosto da peça que leva a pinça fixa e que encosta na peça que leva a pinça móvel. Tive que desgastar pouco a pouco a peça na mesma pedra de afiar faca até deixar a pinça fixa paralela ao disco. 
Montei tudo e testei: agora sim tenho uma roda rodando livre e um freio funcionando bem.
Uns dias depois fui conversar com o Tiago, um dos poucos mecânicos em quem confio, e ele disse que tem sido cada dia mais comum ele ter que limpar (raspar com delicadeza) o excesso de tinta das duas bases do garfo onde é fixada a pinça de freio. Mais, que em vários casos só conseguiu o alinhamento perfeito depois limar um pouquinho as duas bases de fixação. "Se você não fizer isto o disco nunca fica centrado entre as pinças", explicou. "Os garfos mais caros já vem com estas bases limpas e alinhadas". 


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