quinta-feira, 25 de junho de 2015

Regular farol de bicicleta


É impressionante o número de ciclistas que pedala com o farol da bicicleta apontando para o olho de quem vem de frente. Pior, a maioria usa o farol na posição piscante por pensar que é mais segura, o que não é verdade, principalmente quando este vai direto para o olho de quem vem de frente.
O número de acidentes causados por ofuscação da visão é grande. Cegar o outro é uma das coisas mais perigosas se pode fazer no trânsito. Quem já, dirigindo numa estrada, recebeu um farol alto na cara sabe disto. Cego não sabe para onde vai; quando envolve velocidade, pior ainda.
Motoristas tem que ver o ciclista, o que é crucial para a segurança do ciclista. Cegar o motorista é correr um risco comprovadamente perigosíssimo e completamente desnecessário.
Cegar o ciclista que vem de frente pedalando na mesma ciclovia é um absurdo em vários sentidos. É uma falta de respeito completa com seus iguais, os outros ciclistas. Quem faz isto não pode reclamar de ficar cego com o farol dos outros.
Não enfiar o farol no olho do outro é regra básica.
Mantenha seu farol regulado de forma que o facho da luz fique sempre abaixo da linha que divide a lataria do vidro de um carro pequeno. É a forma mais simples de regular e não precisa mais do que este simples gesto para sua segurança aumentar muito.

Encontrei no Google esta explicação abaixo, mas infelizmente não consegui o link do site de origem. Eles mudaram o endereço e ai não encontrei a mesma explicação. (http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=94106&topico=2971392, para   http://www.debatemotos.com/phpBB3/index.php)
Lembre-se que moto anda muito mais rápido que bicicleta, portanto a distância do encontro do foco do farol com o chão pode ser bem mais próxima. 
Recomendo também que se dê uma olhada no que é a regulagem correta de faróis de carros para entender como funciona a visão dos motoristas à noite. Vocês verão que o facho do farol de carro tem uma forma, o que infelizmente não acontece com os faróis de bicicleta

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