quinta-feira, 18 de junho de 2015

Douze-Cycles bicicletas cargueiras



Desde a primeira vez que vi, em Amsterdã, uma destas bicicletas cargueiras de frente longa, fiquei apaixonado. Eu teria fácil uma destas, mas infelizmente custam muito e confesso que tenho medo de usar uma destas aqui no Brasil, não pelo trânsito. Acabei de me lembrar que uma vez tive que levar uma tandem no meio do trânsito sozinho, sem o ciclista passageiro, e mais de uma vez esqueci que a bicicleta era longa e raspei a traseira em para-lamas e para-choques dos carros. Voltando às cargueiras de frente longa, demorei para fazer um teste, mas já na primeira chance ficou claro que é mais simples que uma tandem normal, de traseira longa, pelo simples fato que você vê a frente. O diabo nas frente longas é que mesmo os ciclistas mais experientes a princípio tendem a ficar olhando a roda dianteira como numa criança que faz descoberta a descoberta de como uma bicicleta vira para cá e para lá. 

No Velo City de Nantes estava exposta uma Douze-Cycles, uma frente longa francesa produzida com grande cuidado com a qualidade e com um pequeno detalhe que me chamou atenção: ela parte ao meio, dividi se em duas partes para ser mais facilmente transportada. UAU! A menina que estava no estande não me permitiu que eu desse uma pedalada ali mesmo, no meio da feira, mas eis que no dia seguinte estou caminhando no centro de Nantes e dou de cara com três sujeitos com três modelos da Douze-Cycles. O projeto é de um jovem engenheiro francês, que tem experiência com automóveis, o que fez com que o projeto tivesse soluções típicas da indústria automobilística, como o uso de uma plataforma única para diversos modelos diferentes. Mais, levando em consideração os diversos tipos de motorização elétrica disponíveis no mercado, cada um com sua própria forma de fixação no quadro, o engenheiro projetou um chassis único que permite adaptação de qualquer motor elétrico através de adaptador específico. Genial!

Permitiram que eu fizesse um pequeno teste. Fiquei fascinado com a docilidade e precisão da bicicleta. Praticamente não existe torção de quadro, mesmo quando se concentra toda carga num único pedal o alinhamento se mantém perfeito. Ela faz curvas com uma suavidade e equilíbrio notável. Freia muito. Um dos modelos estava equipado com duplo freio a disco na frente. Segundo eles um possível é difícil o travamento da roda dianteira, e também segundo eles, mesmo que trave é difícil o ciclista cair por causa do entre eixos muito longo. Foram realizados testes de frenagem inclusive com piso molhado e nenhum ciclista foi ao chão. 

Infelizmente nossos impostos tornam praticamente impossível ter uma destas. Fiquei babando.

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