sábado, 30 de novembro de 2013

Eixos presos

Ricardo
Mensagem: Tirei a roda dianteira da bicicleta nova para colocar no carro e descobri que o eixo dianteiro está duro de girar.  Veio com defeito?
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Ricardo, bom dia.
Bicicletas novas, em especial as mais básicas e baratas, costumam vir com todos os eixos presos, mal regulados. Infelizmente é normal num mercado como o brasileiro. Lá fora isto é inaceitável, tanto pelo poder público como pelos consumidores.
Qualquer bicicleta, mesmo as top de linha, deve passar por uma revisão geral antes de ser entregue ao dono para zerar os eventuais deslizes do fabricante.

Se o eixo dianteiro está duro de girar é quase certo que o eixo traseiro, o movimento central, os pedais e a caixa de direção também estejam muito apertados. Há uma grande possibilidade dos problemas não pararem por ai. Sua bicicleta precisa de um mecânico sério, paciente e que tenha boa mão.
Nas bicicletas mais simples e baratas é difícil encontrar o ponto correto de ajuste dos rolamentos por que se tirar completamente a folga o eixo não roda limpo, ou seja, ele prende em um ponto do giro. Nestes eixos/rolamentos de segunda linha o ideal é deixar uma pequenina folga no ajuste de forma a que o giro completo seja limpo, sem prender ou arranhar.
Faça uma experiência interessante: preste atenção na forma como a bicicleta está rodando agora. Mande fazer os ajustes e sinta a diferença, que vai ser muito grande.

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