sábado, 23 de novembro de 2013

engraxar a corrente? NUNCA!

Marisa
Mensagem: Meu marido viu que a corrente estava seca e um pouco enferrujada, saiu de casa não encontrou WD40 e trouxe graxa. A corrente parou de fazer barulho, mas está funcionando pior que antes. E sujou minha calça nova. Como limpa?
-----------------------------------------------------------------


Marisa
bom dia

Você quer limpar o que? A calça? A meleca que a corrente se transformou? Ou dar um jeito no marido?

Graxa na roupa costuma sair com sabão de lavar a mão ou tomar banho.

Corrente bem lubrificada é aquela que é seca por fora e lubrificada por dentro, exatamente o contrário do que a graxa faz. Graxa, por ser muito viscosa, não penetra nos pinos e entre os elos da corrente, onde deve estar lubrificado. Talvez seu marido tenha pensado na lubrificação da corrente da bicicleta da mesma forma que se faz com uma corrente de moto. Corrente de moto tem elos muito maiores que trabalham com forças que chegam aquecer a própria corrente, o torna um lubrificante de viscosidade mais alta apropriado.

Limpar a corrente da bicicleta vai dar trabalho, mas deve ser feito. Se a bicicleta já foi pedalada com graxa na corrente vai ser necessário limpar a corrente, toda relação e principalmente o câmbio traseiro. Se deixar a graxa vai juntar sujeira, virar uma massa abrasiva que vai acabar com as roldanas do câmbio e engrenagens da relação. Igualzinho que barro fino. O erro vai sair muito caro.

Limpe a corrente, relação e câmbios com um pincel levemente embebido em solvente ou varsol até desaparecer qualquer vestígio da graxa. Deixe secar por um bom tempo para que seque por dentro também. Pode até dar uma boa pedalada para ajudar a secar, mas ai limpe de novo o câmbio e relação. Só então lubrifique cada elo com uma gota de óleo próprio para corrente de bicicleta. Gire o pedivela para o óleo penetrar na corrente e, com um pano grosso, como um pedaço de jeans, seque completamente a corrente por fora.

Ou, seja prático, vá até uma bicicletaria e aproveite para trocar a corrente por uma nova.  

Já o problema com o marido não dou palpite, mas sugiro que a próxima vez você o mantenha longe da manutenção das bicicletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário