quarta-feira, 17 de abril de 2013

posição da Escola de Bicicleta sobre bicicletas elétricas


Nome: H
Cidade: Curitiba
Mensagem: Qual posicionamento da Escola da Bicicleta quanto às bicicletas elétricas?
-----------------------------------------------------------------
H
bom dia

A Escola de Bicicleta tem como objetivo final a transformação da vida nas cidades, focado na melhor qualidade possível para todos e não só os usuários da bicicleta. Por razões que a história provou serem verdadeiras e eficientes, a bicicleta é nossa ferramenta de transformação.

A questão da bicicleta é muito ampla. Aqui no Brasil, além de ampla, ainda é muito desordenada. Neste contexto, a Escola de Bicicleta continua centrando seus esforços na busca de qualidade para tudo que diz respeito às bicicletas normais, não motorizadas. Para nós é crucial corrigir os problemas que temos no setor nacional de bicicletas básicas convencionais, que são muitos e alguns gravíssimos, sem o que qualquer outra variação de bicicleta, como as elétricas, provavelmente não terá a qualidade mínima desejada.

Ademais, bicicletas elétricas usam uma tecnologia, motores elétricos e baterias, da qual praticamente nada conhecemos. É diretriz da Escola de Bicicleta falar dos assuntos com propriedade, com saber, baseado em inteligência. Nos seria relativamente fácil incluir textos específicos sobre o assunto por que temos contato com especialistas, mas ai fugiríamos do nosso foco, que é a bicicleta convencional.

Mas, como integrante da Escola de Bicicleta, posso fazer algumas considerações:

  • dependendo do tipo de bicicleta elétrica que for legalizada aqui no Brasil elas provavelmente poderão ajudar na transformação das cidades. Se o Brasil se voltar às “pedaletes”, bicicletas que tem motor elétrico só para assistência do ciclista, e que estas tenham motor e baterias de alta tecnologia, duráveis e pouco poluentes, os resultados podem ser bons. Se nossa opção for por modelos obsoletos, grandes, tipo motocicleta disfarçada, poluentes, eu sou contra. Mesmo sem especialização no assunto, é fácil ver que tem muita porcaria sendo comercializada aqui. Já testei algumas. Fiquei muito mal impressionado com a baixa qualidade do rodar de uma delas, de traseira muito longa feita para acomodar uma grande bateria entre a roda e o tubo de selim. 
  • Lembro que até bicicletas normais, principalmente as de baixa qualidade, baratinhas, além de perigosas, quebram com frequência, portanto são muito poluentes. Uma bateria de baixa qualidade causa um grande dano ambiental.
  • bicicletas elétricas melhoram muito a mobilidade, mas não trazem vários benefícios para o ciclista que uma bicicleta convencional traz.
  • as elétricas não podem ser a ponta de lança para o uso indiscriminado de ciclovias por pequenas scooters, algumas elétricas. Caso isto aconteça todo sistema cicloviário vira uma bagunça, um perigo para os ciclistas. Falo isto por que vivenciei pessoalmente a situação em Paris, Nova Iorque, principalmente Amsterdã e Holanda.

A Escola de Bicicleta não acredita em soluções mágicas. Muitos estão vendo a bicicleta elétrica desta forma. Nós preferimos a cautela.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário