sábado, 24 de março de 2012

Capacete, sol e frio

Capacete na Europa não é obrigatório, mas a impressão que dá, pelo menos pelas imagens que se vê e por esta minha experiência em Paris, é que seu uso cresceu, mesmo sem apoio dos governos. Vide que para o uso da Velib, as bicicletas coletivas de Paris, não é necessário o seu uso. Aqui, em Munique, Barcelona, Nice...  

E num dos dias bem frios que peguei por aqui o olhei para o lado e senti inveja do quentinho do capacete que o ciclista ao meu lado usava.

No Brasil tenho recomendado o uso do capacete principalmente por causa do sol. De preferência com aba para fazer mais sombra sobre o nariz. Capacete oferece alguma proteção contra o sol nas orelhas, o que segundo especialistas em câncer de pele, é uma área muito sensível do corpo que pouca gente presta atenção. Capacete tem a grande vantagem sobre os capacetes de não sai voando ou dobrar a aba na cara nas descidas ou em ventos fortes. Mas produz mais ruído, o que interfere na segurança do ciclista. Audição é uma referência preciosa.

Com relação ao aumento da segurança do ciclista repito sempre que tudo que li, que não é material oficial de fabricante ou marketing, indica que capacete faz pouca diferença em caso de acidente de ciclistas que usam bicicletas com perfil urbano, principalmente as que o ciclista pedala mais em pé. Aos que afirmam que capacete faz toda diferença em caso de acidente, hoje em dia não discuto mais, mas não deixo de recomendar que aprendam a conduzir a bicicleta corretamente e não sofrerão mais acidentes. Incrível como virou chique cair de bicicleta, como se fosse um rito de passagem, um transformar-se em ciclista de verdade, um fazer parte da turma. Bicicleta e tombo não rimam para samba e menos ainda na vida real. Se bicicleta fosse tão perigosa quanto os novos ciclistas brasileiros dizem, a maioria da classe média, provavelmente seu uso não seria recomendado e muito menos estimulado pelo mundo afora; como o é aqui em Paris. Aos que respondem que a cidade brasileira não tão segura quanto a de países de trânsito desenvolvido, também recomendo que aprendam a pedalar corretamente no trânsito e terão bem menos problemas ou acidentes.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

2 comentários:

  1. Arturo,
    Em algum email cheguei a perguntar para você exatamente essa questão da obrigatoriedade e necessidade de uso do capacete.
    Ainda há a ideia entre alguns ciclistas aqui que na Europa é obrigatório em todos os países, o que é errôneo.
    E por que existe esse tipo de afirmação entre a gente?
    Desinformação pura? Tem artigo na Wikipedia sobre isso (pra facilitar http://en.wikipedia.org/wiki/Bicycle_helmet_laws_by_country). Tem algum tipo de interesse não revelado nesse discurso, mesmo fora do âmbito "quero vender capacete"?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gxella, boa tarde. Desculpe responder tão depois. Tudo me faz crer que o lobby pró capacete é muito forte, mas aos poucos está perdendo força. Para entender melhor o que acontece eu recomendo o livro "A Philosofy of Fear; de Lars Svendsen", que é uma esclarecedora leitura sobre a época que vivemos. Outra recomendação é a palestra de Mikael Colville-Andersen no TED X - http://video.tedxcopenhagen.dk/video/911034/mikael-colville-andersen , aliás de onde tirei o título do livro citado. Vale a pena.

      Excluir