sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

pedalar na contramão - razões

Mensagem: Por que tantas pessoas dizem que devo pedalar na contramão?
A

-----------------------------------------------------------------

A
boa tarde

A idéia de que pedalar na contramão é mais seguro tem algumas razões as quais, todas, sem exceção, podem ser rebatidas. O correto, o mais seguro, é pedalar na mão de direção do trânsito. Esta é a verdade.

Para tentar fazer entender melhor a razão porque tantos ainda recomendam ir pela contramão quero entrar na história do Brasil e fazer algumas ponderações.

Por uma série de razões, que tem base no ainda no Brasil colônia e a forma como os colonizadores trataram a população daqui, ainda há uma grande desconfiança da população em relação à autoridade. Em anos mais recentes, a pressão contra os governos militares, a ditadura, usou esta desconfiança nas autoridades para fortalecer posições políticas entre a população. O uso político do desafio às autoridades fez algumas situações mudar, mas aprofundou alguns problemas de ordem pública, em particular no trânsito; Restou uma falsa sensação que as leis e regras servem para reprimir o livre direito de ir e vir e que agentes de trânsito só sevem para aplicar multas.

Conto aqui uma história curiosa, muito falada ainda na época da ditadura: A filha de um general sofreu um acidente de bicicleta e ele achou por bem ordenar que o Conselho Nacional de Trânsito publicasse uma recomendação para que todo ciclista pedalasse na contramão para poder ver os veículos que vem pela frente e evitar acidentes. Ouvi esta história inúmeras vezes de inúmeras fontes, várias delas influentes. O fato é que já nos anos 70 as próprias bicicletarias recomendavam pedalar na contramão.

Infelizmente ainda hoje o brasileiro tem uma forte desconfiança de qualquer autoridade, inclusive as de trânsito. Infelizmente também praticamente todo sistema viário brasileiro foi projetado para a funcionalidade e fluidez dos veículos motorizados, o que não raro obriga que ciclistas a cometer infrações e a pedalar na contramão. Pedestres também são vítimas neste caso. Boa parte dos usuários da bicicleta são obrigados a circular em estradas conurbadas, ou seja, já em perímetro urbano, onde cruzar para a via para pedalar na mão correta pode ser mais perigoso que ir na contramão.

O Brasil veio até os dias de hoje com uma forte influência de cultura transmitida da forma oral, não escrita, o que em alguns casos específicos quase perpetua erros ou vícios sociais. Trânsito é uma regra, um conjunto de leis simples de ser seguido visando o bem comum que tem sua base na ciência escrita, o que ainda há quem tome como uma forma de autoridade indesejável ou repressora.

Só com o tempo e muita educação conseguiremos reverter alguns conceitos de condução de veículos, incluindo a bicicleta, que são bastante perigosos para todos. Nosso trânsito violento tem que mudar e só o fará quando todos respeitarem as regras e leis. Pedalar é pela mão de direção.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário