sábado, 9 de julho de 2011

Reformar uma Caloi 10 para receber 20 marchas

Nome: G M
Cidade: interior de ES
Mensagem: Tenho uma Caloi 10 e quero reformá-la. Comprei um (Campagnolo) Ergopower Mirage 10 v (manete de freio com alavanca de câmbio para 10 marchas), mas estou em dúvida em qual componentes comprar (catraca , câmbios, corrente e outros).  O grupo é muito caro. Gostaria de componentes bons, mas de preços menores.
Ouço falar do “shimergo”.
Obrigado, G
-----------------------------------------------------------------
G

Não sei bem o que responder. Ou como responder. Já recebi mensagens pedindo ajuda com reformas e restaurações, mas o que você pensa fazer foge de uma simples reforma. É uma modificação radical na bicicleta. Como exemplo eu digo que você quer por peças de um Subaru Rally Turbo 6 cilindros num Fusca, o que existe aqui em São Paulo. Dá para fazer? Dá, mas custa muito caro, muito caro mesmo, o resultado normalmente costuma dar pequenos problemas e ser frágil, bem frágil. O Fusca, que acabou custando mais que o Subaru, tem que ser usado com extremo cuidado ou a carroceria racha (literalmente).
O componente que você comprou, Campagnolo Ergopower Mirage 10 v, só vai funcionar corretamente com o resto do conjunto para o qual foi projetado. Ou seja, só trabalha com componentes Campagnolo próprios para 10 velocidades na traseira e mais duas no pedivela. Mais ainda: só vai funcionar se for instalado num quadro que tenha sido desenhado para receber este conjunto. A Caloi 10 foi projetada para 10, com 5 marchas atrás e 2 na frente. A diferença de desenho, de tecnologia, é muito grande. São sistemas completamente incompatíveis.
Já conheci gente que fez coisa semelhante ao que você pretende e nunca conseguiu fazer a bicicleta funcionar a contento. Entrava na bicicletaria praticamente toda saída para tentar ajustar algo. Minha recomendação é para que não siga em frente.
Caloi 10 é uma ótima bicicleta do jeito que ela vem de fábrica. Dá para melhorar? Dá, mas sem exageros, um detalhe ou outro, respeitando as características originais, sem mudar completamente a bicicleta.
Minha recomendação final é no sentido que deixe sua ótima Caloi 10 bem preservada e compre uma bicicleta moderna de fábrica. Não monte uma. Não vale a pena.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
http://www.escoladebicicleta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário