quarta-feira, 20 de julho de 2011

estacionamento para bicicletas em local de trabalho

Nome: M
UF: SP
Mensagem: Boa tarde. Trabalho em uma empresa no município de Cesário Lange - SP e temos aqui um local para nossos colaboradores colocarem suas bicicletas, mas gostaria de saber se há alguma legislação que coloque qual o tipo de suporte adequado para um estacionamento. Grata.
--------------------- --------------------------------------------
M
bom dia

Não há legislação específica. Há uma recomendação geral e informal no sentido que os apoios para as bicicletas não causem nenhum dano na bicicleta e que o sistema seja fácil de colocar e tirá-las.
Para economizar espaço as bicicletas o ideal é que as bicicletas sejam encaixadas em desnível uma da outra. Uma no nível do chão, a seguinte um pouco mais alta, no nível do chão, seguinte mais alta, etc..., de forma que guidão, pedais e outras peças não enrosquem. Uns 25 cm de desnível já está bom.
As bicicletas podem ficar presas em ganchos, mas este sistema tem a desvantagem que mulheres, que são mais baixas do que os homens, costumam ter problemas para pendurar a bicicleta. O melhor mesmo é que as bicicletas fiquem paradas no nível do chão. Repito: qualquer que seja o sistema adotado é muito importante que seja fácil o manejo das bicicletas e que não haja danos. Dê preferência a uma área que tenha algum tipo de cobertura e que esteja em local de fácil visualização pelos seguranças ou próprios funcionários. Bicicletas desaparecem com uma facilidade incrível. Quando mais visível o local, menor a possibilidade de alguém mexer. Se for possível colocar o local de estacionamento próximo à entrada para o trabalho. Ninguém mais duvida que fazer um bom estacionamento para bicicletas estimula o uso destas, e que funcionário que usa a bicicleta é mais pontual e produtivo (há farta documentação a respeito).

Em outra mensagem estou enviando umas fotos para que você entenda melhor

Caso precise encontrar fabricantes destes paraciclos entre em contato com Cyclo Magazine - http://www.luanda.com.br/

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
http://www.escoladebicicleta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário