segunda-feira, 30 de agosto de 2010

processos de fabricação de esferas, de aros de raios e cabos de aço

----- Original Message -----
To: formularionovo@escoladebicicleta.com.br
Cidade: Vespasiano
UF: MG
Mensagem: Bom dia. Estou precisando de ajuda. Explico. Tenho que fazer uma apresentação de um trabalho escolar sobre o detalhamento do processos de fabricação de esferas, de aros de raios e cabos de aço, porém não encontrei nada consistente na internet, talvez porque tenho dificuldade na consulta. Se possuírem algum site que possa me indicar para a consulta, por favor.
Obrigado pela atenção dispensada.

-----------------------------------------------------------------
bom dia
Estou copiando um amigo que espero possa ajudá-lo. Eu sei como funciona o processo, mas ele é especialista e provavelmente sabe dos links. Caso necessite por favor escreva novamente
Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
http://www.escoladebicicleta.com.br/
-----------------------------------------------------------------
resposta:
From:
Olá!
Os três processos de fabricação são por conformação dos metais. Se você procurar acho que a “Wikipédia” e vídeos no “Youtube” podem oferecer boas explicações.
Depois de fundido em lingotes o aço é transformado em barras por laminação que acontece seguidas vezes até conseguir a forma desejada (barra).
Para fazer a esfera a barra é cortada e conformada quente (acima de 750 Celsius), processo chamado forjamento. Após adquirir a forma esférica é endurecida por tratamento térmico (têmpera). Para atingir a qualidade de superfície e dimensão desejadas as esferas passam por dois processos abrasivos, primeiro a retificação e depois a lapidação.
Para fazer o aro a barra de alumínio é conformada, por extrusão para obter o perfil. Com o perfil pronto o aro é feito na calandra e depois soldado.
Os fios finos que compõe um cabo começam com a conformação de uma barra, mas não sei exatamente qual, laminação, trefilamento ou extrusão.
Agora você tem várias palavras chave para a busca. Estou a disposição e gostaria receber o trabalho final para atualizar meus conhecimentos.
Saudações

Nenhum comentário:

Postar um comentário