quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Ciclista cuida de ciclista, regra fundamental

É ótimo ter companhia enquanto pedala, a partir do ponto que quem está a seu lado ou próximo saiba pedalar em dupla ou no meio de um grupo.

O sujeito que pedalou comigo boa parte de minha vinda para São José dos Campos pedalava corretamente, mas cometia erros que me colocaram em perigo mais de uma vez. Eu quase atropelei um romeiro que andava a pé por causa dele. Não gosto de jogar a responsabilidade em cima dos outros, mas aí foi o caso.

Estavamos numa descida, o diferencial de nossa velocidade para os romeiros pedestres era grande. Ele ficou pedando ao meu lado falando sem parar e na aproximação não respondeu ao meu pedido que acelerasse para eu me encaixar atrás dele e assim passar os pedestres em segurança. Não fez, continuou falando sem prestar atenção.  Em outras palavras, ele acabou me empurrando para cima do pedestre. Eu deveria ter previsto.

Ciclista cuida de ciclista, regra básica. Aliás é o básico só básico em todas situações, não só no ciclismo, mas na vida. Deixe tudo para o próximo melhor que encontrou, filosofia de vida japonesa, absolutamente correta.

O ciclista queria conversar, até aí sem problema. Faz parte. Agora, converse prestando atenção não só no que está fazendo, mas principalmente no que suas ações podem causar aos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário