segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Furo irreparável



Mais de 200 km pedalando, Romaria encerrada, e num passeio leve e curto para soltar as pernas vem um furo. Pneu baixa rápido, furo grande. Peguei um senhor caco de vidro. Até para tirá-lo pneu não foi fácil. Sempre pedalo com câmera reserva, de volta para o hotel. Ainda estava em São José dos Campos, que é uma cidade muito agradável, inclusive para pedalar. Trocar a câmara no meio do bairro Urba Nova é  até gostoso. Cheio de ciclistas de todo nível pedalando tranquilamente em vias bem sinalizadas, circuito legal, um bom verde...

No hotel fui remendar a câmara e para minha triste constatação os furos, dois cortes de um lado, mais dois pequenos, quase invisíveis do outro, não valem a pena remendar. Triste porque esta câmera é ótima e os remendos convencionais não vão conseguir segurar tantos cortes. É  remendar, montar de volta, encher e o remendo abrir em algum ponto. Estou cansado de passar por esta.

Há um limite de resistência de adesão para cada um dos remendos. Aqueles que são uma manta retangular que se corta no tamanho necessário são ótimos para pequenos furos, mas não conseguem segurar alta pressão com cortes como os que se vê nas fotos da minha câmara. Os redondos, também conhecidos como estrelinha, são mais resistentes, mas por conta da distância entre os furos e cortes, não vão aguentar a pressão necessária. 
Numa situação de emergência vai o que tiver, mas só vai conseguir voltar para casa se for com baixa pressão, e aí se tem que tomar muito cuidado para não morder o aro num buraco ou defeito de pista.

Eu tive uma ideia, levar até uma borracharia para fazer um remendo a quente, a velha e boa vulcanização. Os tempos são outros e as borracharias não pegam mais câmara de bicicleta. "Mudou a técnica, mudou a borracha, tem mais trabalho e gente ganha menos. Não dá para fazer remendo em pneu de bicicleta" disse o dono de uma borracharia. Ponto final.

Óbvio que o cabeça dura remendou, mas com a quase certeza que perdi os remendos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário