quinta-feira, 22 de julho de 2021

Roda, guarfo, quadro e a diferença da bicicleta estar perfeitamente centrada

A primeira experiência que tive com rodas perfeitamente "zeradas", ou seja, perfeitamente centradas, foi inesquecível. Entreguei uma bicicleta para Dani Aliperti e recebi a mesma completamente diferente, muito mais solta, muito mais fácil de pedalar, um prazer difícil de explicar, quase uma outra bicicleta. Da água para o bom vinho. 
Uns dias depois pedi para Dani que gostaria de acompanhar o trabalho dele centrando uma roda e quase caí de costas com as minúcias e a precisão. Mestre é mestre. A maioria dos bons mecânicos não seria tão cuidadoso, não gastaria tanto tempo e pararia a centragem da roda quando as diferenças estivessem um pouco abaixo de 1 mm. Dani parou quando o aro estava realmente zerado; perfeito! Quase cheguei lá, mas com muito esforço e paciência. Faz uma enorme diferença no pedalar.

Recentemente tive uma experiência interessante com garfo desalinhado, destes que são vendidos para reposição. Com as mãos no guidão era quase imperceptível, mas com guidão solto a bicicleta tendia suavemente para a direita. Neurótico e perfeccionista que sou coloquei mãos a obra e depois de muito trabalho consegui zerar o garfo, ou seja, deixar o garfo completamente centrado. A bicicleta não tende mais para os lados e a melhora no rodar da bicicleta é muito sensível, para mim impressionante.

Como explicar? Pela física. Quanto menos vetores de força houver mais fácil fica movimentar o objeto. 

É deprimente que a maioria dos garfos básicos novos de reposição vendidos venham desalinhados, sejam garfos rígidos ou com suspensão. Como a maioria dos ciclistas não consegue perceber a diferença porque nunca solta a mão do guidão as reclamações são poucas, quase nenhuma, e fabricantes e distribuidores continuam lucrando felizes. 
Já que falei sobre roda alinhada, também é deprimente que seja tão comum comprar aro novo que não vem perfeitamente redondo. A emenda, opa! a emenda...
E tem muita bicicleta que é vendida com quadro desalinhado. 
Puts! que deprê! Não, não para por aí. O pior de tudo, 'inda mais deprê, deprê para valê! é que todos vem com o "selo de qualidade de IMETRO, sua garantia de qualidade". Vai nessa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário