sábado, 17 de novembro de 2018

Quase um estacionamento fechado

Quero ir pedalando ao Parque Ibirapuera para ver a Bienal de São Paulo, mas não dá. Só dá se eu quiser voltar com duas bicicletas para casa. A probabilidade de uma bicicleta ser roubada dentro de qualquer parque paulistano é alta. Todo mundo sabe, inclusive o pessoal da Prefeitura e Secretaria Responsável, e não se toma qualquer medida. O correto mesmo seria o Parque do Ibirapuera ter um estacionamento para bicicletas fechado, mas como o parque todo é tombado isto não vai acontecer. Uma saída poderia ser estes paraciclos (fotos) que vi em Montreal que prendem com segurança quadro e as duas rodas, bastando usar um único cadeado ou trava U lock. Dificulta bem.
Não sei como será a lei de tombamento em relação a se construir um estacionamento de bicicletas no subsolo de um dos estacionamentos, o que o tornaria invisível e não interferiria com a obra tombada de Niemeyer. Custa dinheiro e ai... Ainda não temos a consciência para fazer cálculo de custo / benefício pensando "gastamos no estacionamento subterrâneo para as bicicletas, ganhamos na qualidade ambientas e de público, diminuímos os carros.... Custa agora, os benefícios indiretos não só pagam como valem a pena". Estamos aprendendo, ainda vamos chegar lá.
Os grampos amarelos que hoje estão instalados por toda a cidade, incluindo nos parques, são bons, mas pouco ou nada impedem o roubo. 


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