segunda-feira, 6 de abril de 2015

Aro arregaçado na calibragem

Nome: C E
Mensagem: Fui encher o pneu no posto de gasolina e estourou. Quando olhei o aro tinha arregaçado na lateral, onde a sapata encosta. Não entendi nada.

C E, boa noite.
Você deu a dica para que eu tenha a resposta correta. Com o desgaste a parede lateral do aro fica mais fina e com a pressão da calibragem num momento ela acaba cedendo, abrindo e estourando a câmara. Todos nós somos pegos de surpresa.
Mesmo aros de boa qualidade tem um tempo de vida, que pode ser determinado pelo desgaste causado pelo contato das sapatas de freio e pela forma como o ciclista usa o freio. No geral a qualidade tanto do aro, como das sapatas de freio, vai determinar o tempo que o aro vai abrir, ou como você disse arregaçar. É lógico que aros básicos ou de baixa qualidade vão durar pouco. Um aro de boa qualidade dura décadas se as sapatas forem também boas.
O que pode acabar com um aro é deixar a sapata ficar sem borracha, o que faz com que a estrutura metálica da sapata corte o aro.

Sua mensagem é um ótimo momento para explicar que se deve ter cuidado com o tipo de sapata que se usa; isto por duas razões. A primeira é bem simples: algumas sapatas são muito abrasivas, principalmente as mais baratas, freiam pouco e gastam mais o aro. A segunda razão tem um toque de sofisticação: cada aro é feito para trabalhar com um determinado tipo de sapata, o que só um bom mecânico saberá.

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