sábado, 9 de agosto de 2014

marcha dura e tomar pau do velhinho

nome: P.
idade: 29 anos
mensagem:
Como é possível tomar pau de um senhor velhinho se eu estou pedalando uma bicicleta de estrada, trocando as marchas para ir mais rápido, e mesmo assim ele me passou pedalando uma híbrida comum?
Se você diz que trocou as marchas para ir mais rápido eu posso supor que você tenha diminuído o giro do pedal e travado a perna. Se o "velhinho" tem prática ele provavelmente manteve uma cadência correta, lá pelos 80 ou 90 giros, e só fez as mudanças de marcha para manter a cadência correta. 
Não sei como você pedala e me perdoe se o que vou escrever aqui não lhe diz respeito, mas tenho que ser um pouco objetivo. 
-------------------------------------------------------------------------
P
bom dia.
Situações como esta são mais comuns que você possa imaginar. As razões podem ser várias, mas vou arriscar uma hipótese.
Infelizmente tem muita gente que pedala da forma que acha correto, mas não é. Um dos erros mais comuns é manter uma cadência muito baixa. A cadência mínima não pode estar abaixo das 60 voltas por minuto, ou uma volta por segundo. Como praticamente todos mortais não tem um contador de cadência o segredo é aprender a girar uma volta por segundo contando cada volta no pedal com o famoso "1 elefante, 2 elefantes, 3 elefantes, 4 elefantes..." Sua perna se acostumou a esta cadência ai é subir aos poucos o giro até sentir-se cômodo. Numa bicicleta de estrada o ideal é que esta cadência seja mais alta, lá pelas 80 voltas por minuto, ou um pouco mais, pelo menos para principiantes. 
Com um giro mais alto e cômodo você vai aproveitar a inércia do peso de suas pernas e irá gastar menos energia. É lógico que para quem não está acostumado é importante subir aos poucos o giro de forma a que seu cardiovascular e a própria musculatura se acostume com a nova situação. Para terminar, o que não pode acontecer é girar tão alto a ponto de sair pulando no selim. 
Na página Pedalar Melhor do site Escola de Bicicleta - http://escoladebicicleta.com.br/melhor.html - você tem mais dicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário