quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Poti falsa ou verdadeira

A que condição chegamos? No Guarujá vi e estupidamente não fotografei várias Caloi Poti falsificadas, de vários fabricantes piratas de quadros, com diferentes gancheiras, umas até com numeração de quadro, outras nem isto. A geometria e as dimensões são exatamente as da Caloi Poti original, mas o resto, peças, rodas, montagem, não. Os adesivos são idênticos e boa parte de seus proprietários acreditam que tenham comprado uma Poti original de fábrica. A maioria agiu de boa fé e acabou engando por bicicletarias de pouco ou nenhum escrúpulo. Posso falar assim por que alguns anos atrás estive na baixada para fazer uma pesquisa que incluía as bicicletarias locais. Ouvi de montão proprietário de bicicletaria, em especial os de Guarujá, dizendo que se não vendesse problema não poderia oferecer solução. Todos aceitam. Não sei dizer sobre a durabilidade e segurança, mas quem compra uma destas perde seus direitos legais como consumidor por que está em condição de contravensão (receptação de produto falsificado).
Bicicleta feminina é o modelo de bicicleta mais vendido na Brasil e a Caloi Poti ainda deve continuar sendo a campeão de vendas. Num país onde tristemente a pirataria é considerada normal até por quem pode pagar pelo produto original, bicicleta original falsificada infelizmente faz parte do deprimente jogo. Para mim ver aquelas Potis só foi novidade por descobrir tantas falsificações sutilmente diferentes de um mesmo produto. Pelo Brasil afora já vi muita Barra Circular e Barra Forte pirata, dentre outras.  
Tenho certeza que o brasileiro quer um país melhor, mas para conseguir isto é necessário assumir que o caminho  está na legalidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário