domingo, 2 de fevereiro de 2014

canote curto

nome: P
O canote de selim de minha bicicleta é dois centímetros mais curto do que preciso. Posso usar o canote acima da marca?
-----------------------------------------------------------------
P
Não se deve usar o canote de selim além da marca de inserção mínima ou provavelmente o quadro irá quebrar, mesmo que seja só um centímetro. Estas marcas limites devem ser rigorosamente respeitadas no canote de selim e principalmente nos modelos de avanço de guidão que usam parafuso expander.
A regra para canote de selim deve ser a inserção mínima no tudo de selim de 3 vezes o diâmetro do canote. Se o ciclista for mais pesado que o normal recomendo pelo menos a inserção de 4 vezes o diâmetro do canote.
Bicicletas básicas costumam vir com canote de selim muito curto como forma de reduzir custo de produção. É o caso da WBT – World Bike Tour – destes dois últimos anos. Em alguns casos, como o da WBT, é difícil encontrar o canote na medida certa. Uma opção é ver se a rede Decatlhon tem um canote de selim (q      ue só encontrei lá) que serve em praticamente qualquer medida de tubo de selim por que vem com duas medidas de buchas adaptadores.  
Existem também canotes de selim mais longos para vender, mas é duro encontrar o correto.
É crucial que o canote de selim tenha a medida exata de inserção no tubo de selim. Como um canote de selim de diâmetro 2 décimos menor que o correto vai estragar o tubo de selim e por a perder o quadro.

Outro ponto: há vários modelos sofisticados de bicicletas que vem com canote curto por questão de projeto, não de preço. Nestas bicicletas trocar o canote por um mais longo é um crime. O fabricante vai derrubar a garantia imediatamente e brincadeira (ou burrice) vai sair muito cara – e bota caro nisto. Numa bicicleta destas não se troca o canote, mas a bicicleta completa por uma de tamanho ou geometria correta para o ciclista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário