terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

curso e ajuste do manete de freio

O erro mais comum na montagem e manutenção de bicicletas é ajustar o cabo de freio de forma que o curso do manete seja pequeno. Em outras palavras: a maioria dos mecânicos não leva em consideração o tamanho e força da mão do usuário. Lembro que uma das principais causas de acidentes em bicicleta com crianças aqui no Brasil vem do fato que elas não alcançam ou tem força para acionar os freios e numa situação anormal a criança simplesmente tenta parar a bicicleta com os pés ou pular da bicicleta, alias coisa bem comum também entre ciclistas adultos, principalmente os novatos.

A recomendação é que na hora do ajuste das sapatas o cabo de freio esteja só encostado, levemente apertado, e só depois, com o dono da bicicleta, o curso do manete de freio seja corretamente ajustado para a mão do ciclista. Lembro que qualquer manete de freio de qualidade tem um parafuso de ajuste específico para o comprimento dos dedos do ciclista, coisa que praticamente ninguém lembra.

Bicicletas comunitárias pesadas
Praticamente todas as bicicletas comunitárias que experimentei tinham os freios ajustados no limite do curso do manete, o que em vários casos faz com que as rodas não fiquem completamente soltas, mesmo sem o ciclista acionar o freio. Em Londres e aqui em São Paulo, o número de bicicletas "presas" é grande, algumas delas muito pesadas para pedalar. Em Paris o problema é menor.

O outro lado desta história: É possível que esta mania de ajustar os manetes com pouco curso seja decorrente da necessidade de evitar que o ciclista trave os freios, mas é simplesmente uma suposição. Acredito mesmo é que os mecânicos, e seus chefes, não entendem nada de fisiologia. E os fabricantes tentam corrigir a distorção de ter que vender bicicletas com perfil de competição para leigos.

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