quinta-feira, 27 de setembro de 2012

bicicletas expulsas do condomínio

Mensagem: Sou moradora do bairro do Pina em Recife e fui obrigada a levar minha bicicleta e de meu marido embora porque a síndica não nos permite deixá-las nem no hall de serviço, nem na garagem e não está disposta a fazer um bicicletário. Gostaria de saber se existe e alguma regulamentação ou algo parecido que obrigue os prédios de condomínio   a terem um bicicletário ou se poderiam me orientar de alguma outra forma para que eu possa voltar a pedalar. No aguardo. Grata. S
-----------------------------------------------------------------

S
boa tarde
Dou minha opinião abaixo, e ao mesmo tempo disparo esta mensagem para boa parte das principais cabeças pensantes do movimento da bicicleta no Brasil. Vamos ver o que dizem.
Não sei como é a lei ai no Município de Recife, se há alguma lei específica tratando do assunto.
Pelo pouco que sei sobre leis sobre condomínio a síndica só tem direito de tomar tal posição caso tenha amparo legal. É necessário que conste nos regulamentos do condomínio. Para ter validade no Condomínio tem que ser aprovado em reunião formalizada e estar em ata datada e assinada pelos presentes, como manda a lei. A autoridade de uma síndica para no estatuto do Condomínio e nas leis Municipais, caso haja referente.
Outra coisa: precisa ver como está escriturada a garagem, ou seja, de quem é a garagem. Se for do condomínio é uma coisa, se a propriedade tiver espaço da garagem atrelado ao apartamento constando em escritura é outra. Precisa ver com um advogado ou especialista.
Uma ótima sugestão seria escrever para o Fantástico, que tem ótimas reportagens sobre este tipo de conflitos, ou discordâncias. Ou mesmo fazer barulho através dos jornais locais. Esta é uma pauta interessante.
‘Bicicleta é coisa de sociedade rica (país rico)’. Dados não deixam qualquer dúvida que quanto mais civilizado é o país, ou grupo social, maior é o uso da bicicleta. Mesmo sendo o veículo mais usado no Brasil, a bicicleta ainda é vista, principalmente pelas classes sociais mais elevadas, como um objeto estranho, inconveniente, com o qual não se sabe como lidar. Triste.
Você não é a única a viver situações deste tipo. Bom senso normalmente costuma fazer milagres.
Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário