segunda-feira, 13 de junho de 2011

Manutenção de movimento central em casa

Nome: A V
Mensagem: Prezados Srs.:
Quero realizar a desmontagem do movimento central de minha bike, trata-se de uma peça da marca Shimano. Careço de informações adicionais , porque ainda não me sinto seguro para iniciar a tarefa. O que gostaria de obter com os Srs. é o procedimento passo a passo, com especificação das ferramentas a serem utilizadas, desde a desmontagem até a recolocação, com as dicas para garantia da qualidade. Tenho me decepcionado com a contratação de serviços mecânicos. Comprei um caixa de ferramentas completa, e agora pretendo fazer eu mesmo a manutenção de minha bike. Ela tem um quadro Trek 830, MT xc.
Agradeço-lhes desde já, pela atenção.
Att.,
A V
-----------------------------------------------------------------
A
bom dia

Nós temos a página "mecânica de bicicletas" - http://www.escoladebicicleta.com.br/mecanica.html - que no capítulo 3 explica como trabalhar um movimento central. Você não disse que ano é a sua 830. Os movimentos centrais mais antigos usam três ferramentas, uma para fixar o lado direito - que pode ser uma chave inglesa de boa qualidade, uma para rosquear e ajustar a bacia esquerda, outra para a contra porca. Os novos, selados, precisa uma outra ferramenta para os dois lados. 

É necessário ferramentas específicas para o pedivela e o próprio movimento central. Para usar pouco é provável que não valha a pena comprar estas ferramentas.

Como parece que você vai mesmo partir para fazer a manutenção pessoalmente, o que é muito legal, vai precisar comprar as ferramentas específicas e ai compre Shimano ou Park Tool. As outras marcas geralmente não valem a pena. Ferramentas baratas podem até estragar a bicicleta. Aliás, não use qualquer ferramenta de segunda linha.
Precisa tomar cuidado por que a rosca esquerda do movimento central é invertida, ou seja, aperta e solta no sentido contrário do normal.

A qualidade do serviço mecânico para bicicletas aqui no Brasil é, infelizmente, precário no geral. A questão é encontrar uma bicicletaria que trabalhe centrada na qualidade, o que deve haver ai em Salvador

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
http://www.escoladebicicleta.com.br/

Um comentário: