quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Subiu dolar, subiu o preço das bicicletas

Aviso aos pedalantes: os preços das bicicletas vai dar um belo pulo no ano que vem. Vai acompanhar a alta do dólar, que não foi pouca. Para todo mundo é ruim; para os ciclistas, para as bicicletarias que já não andam muito bem das pernas, e principalmente para o setor importador. Como as bicicletas nacionais têm boa parte das peças importadas também vão ter aumento em seus preços. Numa bicicletaria me falaram em até 30%, mas deve ser por volta de 20%, não mais; ou será um desastre. 
Bicicleta no Brasil custa muito. A incidência de impostos é muito alta e não se consegue mudar isto. Uma das principais razões para não ter menos imposto tem nome: Zona Franca de Manaus, uma das jabuticabas de nossa distorcida economia. Se baixarem impostos os benefícios ZFM não vão ser tão compensatórios assim e tem gente grande por lá que prefere ficar como está. Chora menos quem pode mais. Boa parte das bicicletas com selo Made in Brasil são na realidade recebem benefícios fiscais da ZFM. 
O Brasil já chegou a ser o terceiro maior fabricante de bicicletas no mundo. Não sei como estamos hoje, mas como fabricantes não somos mais representativos no cenário mundial. Nossa indústria ficou obsoleta, pouco competitiva, fora da globalização. O mercado de bicicletas brasileiro deu uma encolhida sensível nestas últimas décadas. A razão? Baixa qualidade e motocicletas a preço de banana, ou quase. Por sinal, alguém sabe como está o preço da banana hoje? 
Mercado que vai bem é o das bicicletas esportivas mais caras, que no passado estava concentrado nas maiores capitais e hoje se espalha pelos rincões mais improváveis, pelo menos para mim. Faz sentido: agronegócio. Agora ter um aumento de 20% numa bicicleta já cara é de doer. 
Bom, enfim, aproveitem porque é fim de ano, tem mudança de linha, uma boa quantidade de ponte de estoque e boas oportunidades que estão acabando rapidamente. 

Um comentário:

  1. Agora estamos em 2022, o dólar baixou pra 4,75. Pergunto: a recíproca é verdadeira?

    ResponderExcluir