sexta-feira, 26 de julho de 2019

Evitando o roubo de sua bicicleta, sempre

Hoje soube de mais dois roubos de bicicletas, uma bicicleta completa e as duas rodas 27¹/² de outra, as duas estacionadas em bicicletários de bons e bem vigiados condomínios. Nenhuma novidade. Bicicleta é o petisco predileto da vez para oportunistas, ladrões e bandidos e a situação está cada dia pior principalmente porque poucos são os que se dão ao trabalho de fazer B.O.. Os dois edifícios onde ocorreram os roubos estão um em Pinheiros outro nos Jardins. Será que quem roubou mora lá? Eu não estranharia. A bicicleta roubada é destas de supermercado, pouco vale além do emocional. O outro roubo foi de um par de rodas 27¹/², bem..., ou o cara tem uma 27¹/², que são quase raras, ou não vai servir para nada. Casos como estes acontecem aos montes, melhor, às montanhas, às cordilheiras. Deixou na garagem ou no bicicletário ajoelha e reza. Aliás, aproveita porque hoje é dia de São Cristóvão.
A seguir: bicicletas roubadas nas ruas ou parques. Não vou contar histórias que sei porque não vai ter fim. Mas ainda neste blog, não percam, os assaltos! Também não vou contar histórias, algumas bem desagradáveis. São tantos, tão comuns..., aqui em Pinheiros, próximo ao largo da Batata, e n11a USP é uma festa. A diferença que temos para o que acontece no mundo todo é que lá fora é impensável assalto a mão armada, o que é comum, cotidiano, trivial por aqui, de resto é a mesma coisa em todos lugares: rouba-se montanhas de bicicleta.

Então vamos ao que interessa: como evitar roubos e assaltos. 
Começo por ordem alfabética, assaltos, que dá na mesma que começar pelos mais fáceis de serem evitados. "Evitar assalto? Como? Tá louco?!" Simples: evitando os locais de grande movimento, como as principais ciclovias e parques. Como me ensinou um investigador: "Bandido (assaltante) vai onde tem mercadoria farta. Ele não fica sentado na sarjeta de uma rua vazia esperando um ciclista passar para assaltar. Bandido escolhe, para escolher precisa de quantidade". Para quem não sabe São Paulo é bem grande e tem muito lugar para pedalar além de parques e ciclovias. Também para quem não sabe os locais com maiores índices de acidentes envolvendo ciclistas estão justamente em parques e ciclovias. É possível pedalar com muita mais segurança dentro dos bairros, alguns pouco conhecidos, lindos, agradáveis. Óbvio que pode acontecer um crime de oportunidade, mas a probabilidade é muitíssimo mais baixa que nos locais lotados de ciclistas. Repetindo: simples, quer segurança? Fica longe de onde tem muito ciclista.

Roubo, como evitar:
Regra básica é prender a bicicleta com uma corrente, cadeado ou trava que não se pareça com barbante. "Não se preocupe, eu só vou entrar na padaria um segundo", frase típica, e quando volta a bicicleta sumiu. Não adianta avisar o pessoal, eles continuam usando trava barbante. A trava tem que ser condizente ao perigo do local, no mínimo. Dependendo do local ladrão abre até alguns U-lock de baixa qualidade. É um saco carregar um quilo a mais que pesa uma boa trava, mas se você quer voltar pedalando para casa não tem outro jeito. O ideal é prender a bicicleta com um U-lock mais um cabo que trave as duas rodas.
Prender a bicicleta e as duas rodas deve ser regra também para quem guarda a bicicleta no estacionamento ou bicicletário de condomínios. Se a bicicleta for cara então... E não se engane, gente fina também leva tua bicicleta na surdina. 
Ladrão não gosta da sensação que tem gente olhando para ele. Esconder a bicicleta não funciona; aliás funciona para o ladrão que tem mais tempo para "trabalhar". Nos condomínios, onde geralmente as bicicletas ficam num fundão ou buraco, é bom ter câmaras e plaquinhas "Sorria, você está sendo filmado", e que esteja sendo filmado mesmo. É triste, mas é praticamente impossível as administrações entenderem que a bicicleta tem que ficar em local visível, que dificulte roubos. Não só condomínios.

Nhaca! Aconteceu? Resta ou B.O. ou responsabilizar o condomínio, ou as duas coisas juntas, que é o melhor. Deixar passar batido é uma sacanagem. Polícia só funciona com dados, portanto B.O.. E caso necessário, Juizado de Pequenas Causas. Não deixe barato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário