domingo, 1 de junho de 2014

bicicletas no Correio do Brasil


Quem lê este blog sabe que não divulgamos nomes e endereços de quem nos escreve. Neste caso o faço, mesmo sem a autorização dos envolvidos, por que espero que alguém consiga esclarecer a história da bicicleta no Correio do Brasil. Infelizmente, como é de triste hábito no Brasil, documentos são perdidos e com eles nossa história. "Povo sem história é povo sem futuro"; já li e ouvi várias vezes esta frase, uma grande verdade. 
____________________________________________
Carlos. Pergunta difícil de responder, pois nem os Correios sabem quando isso aconteceu. Em 1992, época em que escrevia para a Revista Bicisport; fiz uma pesquisa para escrever a matéria "A Bicicleta e a Filatelia" e não consegui encontrar nenhuma referência comprovada de quando isso aconteceu. O fato é que temos no MuBi um "triciclo-baú" dos Correios de 1960; além de uma Bicicleta Monark aro 26, modelo masculino de 1980. Desse mesmo período, existe uma série de selos denominada "Veículos Postais Brasileiros", composta por carro, moto e bicicleta. Fico a disposição. Sds.

Valter F. Bustos
Jornalista; Coordenador do Museu da Bicicleta (MUBI), Vice-Presidente da Associação Bicicletas Antigas de Joinville (ABAJO),
e Bike-Jornalista em Joinville/SC. (047) 9984-0963




From: arturoalcorta@uol.com.br
To: carlosfranca90@hotmail.com
CC: val.bustos@hotmail.com
Subject: Escola de Bicicleta - Carlos - Brasília - história bicicleta Correios
Date: Thu, 29 May 2014 11:23:02 -0300

Carlos
bom dia
 
Tenho quase certeza que com o surgimento da bicicleta de segurança lá por 1869, (a bicicleta com desenho e duas rodas de tamanho igual as que temos hoje) os correios europeus e americanos passam a usa-la para entregas. Tenho um vaga lembrança de ter visto uma imagem de um entregador de correio pedalando um biciclo, (bicicletas de roda grande na frente) portanto antes de 1865.
Aqui no Brasil não sei dizer. Estou copiando sua mensagem para Valter Busto, responsável pelo Museu da Bicicleta de Joinville, que talvez tenha a resposta. O que posso imaginar é que Dom Pedro II foi educado na Europa, teve contato com a revolução da bicicleta que lá aconteceu, mui provavelmente viu entregas de correio por bicicleta, e, creio eu, existe uma boa possibilidade que tenha pensado na questão para Brasil, principalmente Rio de Janeiro, cidade litorânea e plana. Mas vamos ver o que Valter diz
 
Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

-----------------------------------------------------------------
Nome: CARLOS FRANÇA
Idade: 43
Altura: 1,78
Cidade: BRASILIA
UF: DF
replyto: carlosfranca90@hotmail.com
soube: google
Mensagem: Boa tarde, teria alguma pista de quando começou a ser usada a bicicleta para entrega de correspondencia pelos Correios e telgrafos, preciso dessa informação para um trabalho academico na faculdade. Grato!
-----------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário