segunda-feira, 2 de setembro de 2013

passador Shimano 200 GS emperrado de velho

Nome: R
Mensagem: Comprei uma bicicleta usada que praticamente não foi usada com Shimano 200GS, mas os passadores não funcionam, estão emperrados. Os novos passadores funcionam com o velho câmbio de 7 marchas?
 
--------------------------------------------------------------------------------
R, boa noite

Sua bicicleta é 1989 ou 1990. Shimano 200GS é um dos melhores conjuntos de câmbio da história. Funcionam com uma precisão e tem uma resistência incrível. Um sonho. Eu não trocaria uma peça sequer da bicicleta.

Shimano usava uma graxa de altíssima qualidade, mas quando ficava muito tempo parada endurecia ou aumentava a viscosidade. O fato é que principalmente os passadores ficavam duros, funcionavam mal ou emperravam. Antigamente uns raros e bons mecânicos tinham a paciência de abrir e desmontar o “relógio” que é aquela geração de passador. Hoje desconheço quem faça o serviço, mas por experiência própria descobri que não é necessário ir tão longe. Basta colocar umas gotas de óleo SAE 40 automotivo nas engrenagens e ter um pouco de paciência que ele volta a funcionar como novo, ou seja, maravilhosamente bem.

Não tire o passador da bicicleta, nem solte os cabos dos câmbios. Vire a bicicleta e o passador de ponta cabeça. Solte com cuidado a capa plástica de proteção do mecanismo do passador. Coloque uma ou duas gotas (não mais) de óleo SAE 40 no mecanismo. Ai começa o trabalho de paciência de ficar acionando as marchas e girando o pedal até que o passador volte a trabalhar corretamente. Comece mudando uma marcha por vez e volte a marcha. Repita várias vezes. Depois duas marchas e volte; três e volte... e assim em diante. Dependendo da situação vai demorar um pouco para o sistema voltar a funcionar perfeitamente, mas vale a pena em grau, gênero e número. O 200 GS é praticamente insuperável.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário