segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Medo de pedalar na av.Paulista

É uma causa bem difícil pra este país onde a noção de cidadania ainda está p/ ser desenvolvida. Mesmo já começando a perceber algumas mudanças, mas eu ainda continuo com medo de pedalar por aqui. Como moro perto da av. Paulista, tenho medo de pedalar por aqui. Hoje mesmo falei com um ciclista que disse que esta região é perigosa, costuma acontecer muitos acidentes. Por enquanto eu só tenho pedalado nos parques c/ bikes alugadas.
------------------------------------------------------------------------
M
bom dia

Em seu questionamento você repetiu mais de uma vez que “tenho medo de pedalar aqui (av. Paulista, próximo de sua casa)”. Olhe para a cidade, olhe para a liberdade, não fique olhando para as restrições que os meios de transporte motorizados obrigam ao passageiro viver. Bicicletas oferecem a liberdade de ir para onde quiser, fugir de avenidas, conhecer uma cidade que o automóvel esconde.

Sobre os perigos da bicicleta: qualquer veículo é perigoso quando mal conduzido. O local pode ser mais ou menos complicado, mas a diferença mesmo está na condução.

Atualmente há muito novato, além dos "eu sou o bom", pedalando fazendo besteira. Dai o número de acidentes estar alto. Um amigo, Tobias, me chamou atenção para que o pessoal está sentindo um certo orgulho em ter acidentes, como se fosse um rito de passagem; o que infelizmente é a realidade.

Só para te avisar: os maiores índices de acidentes da cidade ocorrem dentro dos parques e nos fins de semana. Ai, pedalar em parque (ou ciclo faixas) é muito mais perigoso que pedalar em interno de bairro. É lógico que pedalar no meio dos ônibus não é recomendável, mas nos fins de semana você tem bairros maravilhosos e calmos logo ali, próximo de sua casa.

Para terminar: bicicletas de aluguel em parque, que normalmente são modelos muito básicos e baratos, costumam ter uma qualidade ruim. O dia que você se sentar numa bicicleta de qualidade e sair pedalando em ruas tranquilas vai se sentir muito melhor, mais confortável, mais segura. Vai descobrir que bicicleta e pedalar não é o que você pensa agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário