Sorocaba é a cidade com maior número de ciclovias e ciclofaixas. E também as que ninguém usa. Dinheiro público desperdiçado. Responsabilidade social passa pela responsabilidade do uso do dinheiro público, da verba disponível para uso coletivo, em especial para as prioridades sociais, que no nosso caso são muitas.
Segurança não é igual a mais ciclovias ou ciclofaixas, mas a uma cidade transformada para dar segurança para seus cidadãos, o que inclui ciclistas, mas definitivamente não só eles.
Há uma diferença monumental entre as duas coisas, muito e seguro. Toda a cidade européia que é segura no trânsito, incluindo as holandesas, pensam em todos cidadãos, com prioridade para pedestres, pessoas com necessidades especiais, mães, crianças. Só a partir de então eles começam a pensar na bicicleta.
Conheço bem Sorocaba, cansei de pedalar por lá. Tem muito dinheiro desperdiçado, muita solução técnica errada. Muito pouco acalmamento, muito pouco estímulo para o cidadão caminhar, quase zero guia rebaixada....
É sobre a cidade, não sobre a bicicleta.
Só lembrando a todos um dos lemas da bicicleta na Europa:
"Ao socialismo se vai de bicicleta"
Que eu parafrasearia:
A responsabilidade social se vai de bicicleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário