sábado, 5 de agosto de 2023

Amsterdam, a cidade onde se perde a bicicleta

As fotos a seguir são de Amsterdam, a cidade das bicicletas, dos estacionamentos de bicicletas lotados, das bicicletas presas, travadas, em qualquer lugar, em qualquer poste, parapeito, qualquer coisa que retarde o roubo, não raro de um descuido com as lindas (bicicletas) que tenho muita dificuldade de aceitar; a bem da verdade me dói no coração. Quase enfartei quando vi uma draga puxando bicicletas jogadas no canal como se fosse um tiranossauro rex engolindo suas presas indefesas; horrível.

A primeira vez que enfrentei, sim enfrentei, a imagem do estacionamento de bicicletas da estação Central de Amsterdam, sim, um estacionamento de bicicletas e não um simples bicicletário, com suas milhares de bicicletas, sim, milhares, quase cai de costas e tive a certeza que aquilo à minha frente era definitivamente o que não queria e não quero para minha vida de ciclista.

Bicicleta me traz paz e bem estar, e assim pretendo mantê-la em minha vida.

Amsterdam é maravilhosa. Seria a cidade de minha vida, principalmente a vida que se tem fora do centro turístico, olhando o mapa o leque formado pelos belíssimos canais. Mas é justamente nestes canais que a vida dos ciclistas é áspera, difícil. Muito ciclista, muito turista que está pedalando, mas não sabe o que é uma bicicleta e muito menos como deve pedalar, e uma população local que precisa do turismo e seu dinheiro, mas não gosta dos turistas que alugam uma bicicleta e saem em festa pelas estreitas ruas do centro histórico. Pelo menos estes não estacionam.

As fotos a seguir são de 2012 ou 2015, quando o estacionamento da Estação Central ainda não tinha um imenso estacionamento de bicicletas subterrâneo recém inaugurado. Com certeza a loucura no entorno da estação continua. Só ampliaram o número de vagas.

Vale uma explicação para tantas bicicletas. Muitos dos trabalhadores de Amsterdam moram fora da cidade. Para se locomover eles tem duas bicicletas, uma que usa para ir de casa até a estação de trem de sua cidade, e outra que fica em Amsterdam esperando sua chegada. É pratica comum em toda Holanda, daí mais de uma bicicleta por habitante e em todo país estacionamentos de bicicleta imensos ser fato comum. Você para onde dá e reze para quando voltar encontrar sua bicicleta.











Nenhum comentário:

Postar um comentário