terça-feira, 9 de novembro de 2021

O sprint da 14° Desafio da Serra do Rio do Rastro

Mais de 1300 metros de altimetria, subindo sempre, em 23.8 km (Strava). Vencedor em 1h14m. Eu 2h34m48; nada mal para o velhinho.

Terminei perdendo uma colocação no geral por um décimo de segundo para um francês. Sprint final consegui deixar para trás alguns já exaustos pela duríssima subida, dois da minha categoria, mas fiz o erro de achar que o francês, minha última ultrapassagem, 300 metros da chegada, estava morto. Ele não só veio atrás como pegou o vácuo e por um mísero centímetro cruzou na frente. Lógico que fiquei chateado, mas foi por bem pouco tempo. Valeu muito mais a diversão, o emocionante sprint final, e principalmente o aprendizado. Nunca subestime ninguém.

Não perca a oportunidade de esticar seu esforço para chegar a frente. Tivesse eu esticado a bicicleta para frente, técnica de ciclismo de competição que não tenho, teria cruzado a chegada um décimo a frente do francês e não atrás. Imediatamente após a "vitória" dele bati no ombro do meu bravo rival, apertei sua mão dando sinceros parabéns, e minha chateação meio que acabou alí. Nos falamos um pouco depois de nossa "feroz" disputa e rimos da brincadeira. O vencedor reclamava das dores nas pernas, um pequeno e perverso prazer para o "perdedor".

Jean Paul ao centro, de amarelo, conversando
"Nunca subestime ninguém" ficou rondando minha cabeça, e subestimei, ou avaliei errado. Ele estava distante, a frente do adversário mais próximo, provavelmente controlando a situação, mas definitivamente não estava morto e este foi meu principal erro. Me aproximei olhando para ver se era concorrente direto, mas só quando estava lado a lado é que vi que sim, tinha minha idade. Não achei que não viria atrás, outro erro. Passei, ele juntou forças, veio junto, e num movimento de quem sabe pedalar e conhece ciclismo entrou no meu vácuo e saiu no momento exato para cruzar a frente, um centímetro, um décimo. 
Parabéns francês! Jean Paul Gilles é seu nome. Espero que nos cruzemos novamente. Fazia muito tempo que não me divertia tanto.


Eu aprendi mais uma. Valeu.


Um comentário:

  1. Parabéns! Valeu o treino, esforço e conseguiu, mais velhinho e baixou o tempo de 2019 huhuhu beijo!

    ResponderExcluir