sábado, 12 de setembro de 2020

História oficial do Shimano Dura Ace; e uma versão da história das marchas

Desconhecia a história do Shimano Dura Ace, que começa em 1973 em competições de road bike e é a mãe do que viria acontecer depois no grande mercado, inclusive no mountain bike. Praticamente tudo que li sobre bicicletas sempre foi muito voltado a bicicleta urbana e mountain bikes, e pelo que lembro destas leituras sempre se disse que o SIS, Sistema Indexado Shimano, tinha sido criado para as mountain bikes, o que não é bem verdade pelo que se vê no documentário. História sempre é contada com o viés de quem conta. E... a história oficial sempre é do vencedor. No caso das bicicletas sem dúvidas o mountain bike que virou um fenômeno mundial rapidamente além de ter de certa forma ressuscitado a bicicleta em locais ou países onde estava esquecida, principalmente no enorme e muito influente mercado americano.  
 

Junto com a história do Dura Ace apareceu esta história das marchas no Youtube. O detalhe é que ele não fala sobre a invenção da caixa de câmbio. E até onde vou, sei que a história que ele conta tem outros deslizes, como a invenção do câmbio traseiro paralelogramo que mantém a distância da polia superior para cada engrenagem da catraca, o que foi criado por Campagnolo ou Huret, não me lembro bem.
O que falta ainda é a história dos pequenos, do pessoal que criou, inventou, fez diferença, mas não aparece. Dou um exemplo: creio que 1992 vi a foto do primeiro câmbio traseiro fabricado por torno e fresa inteligente s, chamados de CNC, a partir de uma peça maciça de alumínio. A peça era maravilhosamente linda e custava US$ 400,00, um absurdo completo de caro para a época. Nos Estados Unidos, mesmo sendo muito caro, vendeu, dentre outras coisas porque americano dá uma força, aposta, acredita nestas novidades, mas quantos terão sido vendidos? Um punhado, com certeza, que dificilmente será lembrado pela história.
Fato é que mesmo o melhor dos historiadores ou pesquisadores, e sou neto de um e irmão de outro, acabam tendo buracos em suas "histórias", principalmente quando se fala do pessoal pré internet. A história hoje está sendo escrita com muito mais precisão porque é possível acessar muitíssimo mais dados e informações com uma facilidade impensável se comparado a uns 30 anos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário