sexta-feira, 26 de junho de 2020

Mulheres e bicicletas femininas

Uma das coisas que me deixam triste é ver um casal pedalando com o cara numa bicicleta excelente e a mulher pendurada numa bicicleta simples que é grande para ela. Infelizmente é uma cena bem comum. Sinaliza que "eu sou o bom" e "de vez em quando tenho que pedalar com ela".
 
Bicicletas baratas normalmente são tamanho 19 por uma questão de custo, não importando se é masculina ou feminina. A razão é simples: quadro e peças são basicamente os mesmos. No quadro só muda a posição do tubo superior, que nas femininas é baixo. Porque? Simples: fora o tubo superior todos outros tubos são cortados no mesmo tamanho e medida, são iguais; gabarito e solda também são praticamente os mesmos, uma simplificação nos processos de produção que diminuem muito o custo final da bicicleta. Como percentualmente o número de bicicletas femininas vendidas é bem mais baixo do que o masculino, e muito homem compra bicicleta feminina, não interessa nem vale a pena ter no mercado das básicas tamanho próprio para a altura média das mulheres brasileiras. Em mercados como o nosso, com compradores de baixo nível cultural, ter um único tamanho de bicicleta feminina é normal. 
Alguns fabricantes encurtam o tubo de selim, mas mantém a mesma distância entre tubo de selim e caixa de direção do modelo masculino, além de usar o mesmo avanço de selim, ou seja, a feminina é vendida como tamanho 17 quando é uma 19 "falsificada". Mulheres com menos de 1,68 m, 1,65 m, ainda conseguem ter uma posição de perna mais adequada, mas continuam com coluna e braços mais esticados que o ideal. Moral da história: pedalam tortas. 
É comum ir conversar com estas mulheres que pedalam penduradas e ouvir que "do jeito que está bom". Triste. Com um pouco de convencimento elas fazem um teste numa bicicleta correta para a altura delas e acham uma maravilha.
Os companheiros ou maridos, os mesmos que tem bicicletas "sob medida", também parecem incapazes de pelo menos trocar o avanço por um mais curto, o que já ajudaria e muito as dores nos braços ou na lombar da companheira.

Tem bicicleta para tudo que é medida e altura de mulher. Pode custar um pouco mais caro ou até mais caro, mas vale a pena, e como vale! Pedalar numa bicicleta correta custa bem menos que fazer fisioterapia. E ficar pendurada pode ser uma das razões por que ela não gosta de pedalar ou diz que tem medo. 
Bicicleta correta, principalmente para as mulheres, faz milagres. Elas merecem, e como merecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário