quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

joelhos e fixas

Acabei de encontrar uma jovem amiga, lá pelos 20 e tantos anos, a quem já tinha avisado sobre os perigos de pedalar com fixa. Não deu outra, hoje ela me encontrou e contou rindo e meio sem jeito que vai ter que abandonar a fixa. O joelho está com uma tendinite crônica e o ortopedista pediu que ela só pedale bicicletas com marchas, "muitas marchas...". E olha que ela é bem leve; com sobrepeso é muito pior. Ela teve muita sorte; tem muita gente que acaba com lesões bem mais graves. 
É triste que o pessoal que sofreu lesões tenha vergonha de dizer em público que fez besteira; afinal é chique pedalar fixa, "coisa de quem sabe pedalar" como argumentou um outro jovem amigo. Quanta besteira!
Fixas são lindas, limpas, esteticamente a essência, mas forçam demais as articulações das pernas, principalmente joelhos. Quem já foi ciclista de pista, recebeu treinamento específico e competiu com fixa, e é sério, consciente, acha uma loucura esta moda das fixas. 
O perigo das fixas vai muito além das lesões, mas o que adianta falar? Mesmo assim faço questão de lembrar que você vai envelhecer e ai vai vir a conta de pedalar errado. A conta de uma fixa provavelmente vai ser bem mais alta. Seja consciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário