quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Erros da ciclista holandesa Annemiek van Vleuten na Rio 2016

O brutal tombo da ciclista holandesa Annemiek na Rio 2016 é uma aula do que não se deve fazer numa situação de emergência. Boa parte dos tombos de ciclistas acontecem por erro de frenagem e o vídeo deste tombo é ótimo para esclarecer alguns conceitos básicos.
1 - O primeiro de Annemiek erro foi fazer uma trajetória de aproximação da curva sem estabelecer uma correta tangencia. Ela se aproxima pelo lado de dentro da curva o que diminui muito o ângulo de visão, impossibilita ver como é a própria curva e o que vem depois da curva. Vindo por dentro é necessário fazer uma curva mais fechada, portanto é necessário inclinar mais a bicicleta, o que por sua vez aumenta a possibilidade de perda de aderência. O correto em qualquer aproximação, principalmente em curvas fechadas, é vir pelo lado externo da curva, que permitirá um raio de curva mais aberto, um movimento mais suave e menos inclinado para a bicicleta e ciclista, o que por sua vez mais tempo e espaço para o ciclista corrigir um possível escorregão ou erro de trajetória. Com a bicicleta menos inclinada a possibilidade de que a roda dianteira ou traseira escape, perca aderência, como foi o caso de Annemiek, também é menor.
2 - O segundo erro, grosseiro, foi ter entrado em pânico e cravado a mão no freio dianteiro, travando a roda dianteira, o que catapultou a ciclista. Em qualquer situação onde a bicicleta perde a aderência e começa a patinar em direção a um obstáculo, o melhor é deixar a bicicleta continuar a trajetória na esperança que retome a aderência. Escapar ileso será uma questão de sorte, mas tentar uma reação brusca é ir para o chão, uma barbeiragem das grossas. Não tenha dúvida que é muito melhor para o ciclista ficar sobre a bicicleta mesmo em uma situação de colisão. A razão é simples: a roda dianteira será a primeira a colidir e também a primeira a sofrer deformação, o que absorverá parte da energia / velocidade e diminuirá o impacto sobre o ciclista.
Em automobilismo e motociclismo a recomendação dos melhores pilotos é entrar um pouco mais lento para sair mais aberto e acelerado. Ou seja, atrasa um pouquinho a tangencia para poder sair pedalando mais forte sem tocar os pedais no chão.
Não acredito que a bicicleta tenha tido uma falha mecânica. Não há qualquer sinal de defeito no asfalto.
Pelo voo que Annemiek deu acredito que ela tenha tentado pular fora da bicicleta. Nunca é uma boa ideia. Não dá certo pular em movimento de um skate e pela mesma lei de física não dá certo numa bicicleta. Tem que ficar na bicicleta, corpo mole e com o peso do corpo todo apoiado sobre os pés. Repito: não pula fora, bate com a bicicleta para ela (coitada) absorver energia.
Sei que não é fácil, mas relaxa e deixa a bicicleta se ajeitar. Brinca um pouco de escorrega na arreia que é um santo remédio.
E todas as noites antes de dormir ajoelhe ao lado da cama, junte as mãos, abaixe a cabeça e reze: "Ciclismo é a arte da suavidade. Ciclismo é a arte da suavidade. Ciclismo é a arte da suavidade. Ciclismo é a arte da suavidade..."


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