segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

cansou do carro: que bici?

Nome: A
Idade: 35
Cidade: São Paulo
Mensagem: Achei o site muito bom. Evitou que eu comprasse uma bicicleta por impulso. Poderiam me indicar algumas bicicletarias?
-----------------------------------------------------------------
A
bom dia

Obrigado pelo comentário. E desculpe pela demora na resposta.
Fico feliz que não tenha comprado a bicicleta por impulso, o que normalmente não funciona bem.
A Escola de Bicicleta não indica nomes ou marcas em particular, mas faz indicação genérica para que o leitor chegue às suas conclusões e opções.
Em que bairro você mora? Qual é o perfil de bicicleta que você pretende comprar? E qual sua altura?

------------------------------------------------------------------
Prezado Arturo,
Continuo seguindo suas sugestões e peguei uma bicicleta emprestada, assim eu posso voltar a pedalar e não gastar nada por enquanto.
Tenho dois objetivos básicos. Primeiro: não suporto mais dirigir. Pretendo ir trabalhar de bicicleta sempre que possível, uma distância de aproximadamente 9 quilômetros.
Sinto muita falta de ter mais contato com a natureza por causa dessa vida urbana. Infelizmente acabamos numa zona de conforto difícil de fugir.
O segundo objetivo é fazer algumas trilhas leves apenas por recreação.

Pelo o que andei pesquisando eu precisaria de uma bicicleta híbrida, mas o que isso significa na prática eu não sei. E respondendo à sua pergunta, tenho 1,74 m de altura.

-----------------------------------------------------------------
A
Feliz Ano Novo

Em certas circunstâncias verá que pode ser muito bom usar um carro, mas a descoberta de que a liberdade é fantástica é um ótimo atestado de sanidade mental e espiritual.
 Dependendo do trajeto os 9 km serão percorridos mais rapidamente de bicicleta do que em um automóvel. Calcule a média de velocidade em torno de 17km/h para saber quanto irá demorar. Um pouco mais que meia hora, com direito a parar onde quiser, fazer caminhos novos, descobrir a cidade, a vida. E me diga: de onde para onde você irá?
Híbrida vai bem na trilha se o ciclista for suave com a bicicleta. Aliás, suavidade tem que ser regra com qualquer bicicleta. Infelizmente aqui no Brasil não temos hibridas (nem as importadas) com componentes apropriados para ir para o barro. Digo por própria experiência. A suspensão costuma dar problema de manutenção. Com uma mountain bike este problema é menor ou inexistente, dependendo da qualidade.
 A opção pode ser ter uma mountain bike com dois pares de rodas, uma para as ruas e outra para trilhas. Muita gente faz isto. Na de rua você pode ter uma relação mais urbana, para subidas menos íngremes, com pneus mais finos e lisos, tipo 1.5 ou mais fino. O 1.5 é meu predileto porque não sofre tanto com buracos e outros, e na chuva tem mais aderência. A segunda roda fica com uma relação própria para trilhas, mais reduzida, e com pneus de cravo 2.1.

Ter 1,74m é uma sorte aqui no Brasil porque a maioria das bicicletas ou é 18 ou 19, que é um pouco grande para você, mas ainda serve. O ideal mesmo é tamanho 18. Uma 17 provavelmente fica agressiva, mais para competição. A 19 um pouco longa e lenta, mais urbana. Não sei como é seu corpo para definir.
Na verdade, tem que sair para as compras, ver o que encontra e testar todas opções porque há muita variação nas geometrias. Só indo até bicicletarias sérias, que não vão querer empurrar nada, e fazendo teste para saber ao certo. Ou definir seu tamanho com um bike fit bem feito, mas este também é bom que se faça com um profissional sério. Já vi muita besteira.
  
Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário