ABS: hoje todo mundo sabe que freio com ABS freia melhor. A razão é muito simples: não trava as rodas. Travou, arrasta e a distância para parar aumenta.
No caso de motos ou bicicletas não travar as rodas, principalmente a dianteira, é vital para a segurança do condutor. Quem já travou e perdeu a aderência da roda dianteira sabe que é tombo. Via de regra não há tempo para correção; você só não acaba no chão por muita, mas muita sorte.
Só tira vantagem de um freio que trava quem tem uma técnica muito refinada, de competição, e mesmo estes raríssimos pilotos por uma questão de desgaste físico e mental preferem competir com sistema de controle de travamento das rodas, ABS; aliás, para quem entende do assunto, também controle de tração.
Enfim, deslizou a roda dançou.
Há uma sensível diferença na potência de frenagem entre freio a disco mecânico e hidráulico. Mecânico freia menos. Eu demorei muito para ter freio a disco porque os primeiros eram estúpidos, não freavam, estancavam, catapultavam. Mesmo com muitos se arrebentando virou chique ter freio a disco, daí grande parte do seu sucesso. Com o tempo os fabricantes fizeram o acionamento do disco ficar mais controlável, menos violento e principalmente muito mais confiável para a maioria, praticamente a totalidade dos ciclistas de rua, lazer ou esportistas.
Sempre me olharam torto depois de ver que troquei na minha melhor bicicleta os freios hidráulicos top por freios mecânicos, a cabo. Tive problemas? Sim, já contei, mas foram problemas típicos de novato relacionados ao ajuste e manutenção, não ao poder de frenagem que diminuiu um pouco como eu queria e continuo querendo.
O interessante é a quantidade de vídeos que estão aparecendo falando sobre freios a disco mecânico, muitos deles recomendando e dizendo que para não esportistas sérios ou profissionais são melhores. As razões apresentadas fazem todo sentido.
No vídeo a seguir as razões porque o freio a cabo é melhor que o a disco - de novo, para bicicletas mais básicas e ciclistas não profissionais.
- freia menos, trava menos,
- manutenção muito mais simples!
- regulagem mais fácil e com maior número de possibilidades
- possibilidade de conserto em qualquer biboca
- marcas diferentes de freios hidráulicos usam fluidos diferentes, um senhor problema!
- não ter fluídos tóxicos em casa, principalmente se você tem crianças
- freio mecânico é respeito ao meio ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário