"Não desperdice seu dinheiro" diz o título deste bom Youtube onde são comparados e testados freios a disco para bicicletas simples. Você vai ver, e não precisa nem saber inglês, que ele testa discos de marcas e diâmetros diferentes, troca as pinças de resina por metálica, e finalmente troca de acionamento mecânico por hidráulico. Em todas as situações ele mede a frenagem.
Por último ele faz uma recomendação importantíssima: cuidado ao mudar o diâmetro do disco da frente. Há um limite de diâmetro que não se pode passar sob o risco do garfo (ou quadro) não aguentarem.
Minha opção é por freio mecânico. Quero tirar a roda sem me preocupar com se o manete foi acionado ou não. Prefiro ter freios que não travem, que não sejam "estúpidos" como costumam dizer, tipo ABS. Prefiro as pastilhas metálicas. Estou usando discos não Shimano e não estou tendo problemas - para o uso que tenho feito - urbano.
Freio mecânico é um saco para regular. O mesmo não acontece com os hidráulicos. Shimano colocou no mercado um conjunto de hidráulico barato e muito bom. Contra só tenho a questão ambiental: é muito mais fácil reciclar cabo de aço do que fluido hidráulico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário