sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Pneu na chuva fura mais?

Chuva provoca mais furos de pneu? Minha larga experiência diz que sim, principalmente aquela primeira chuva fraquinha, os furos são mais frequentes. Por quê? Não sei exatamente, mas suponho. Numa chuva que não lave o asfalto a sujeira e objetos cortantes acabam sendo tirados do meio fio e levados para dentro da rua. E talvez estes mesmos objetos cortantes, pequenos pedaços de vidro, grampos, malha de aço de pneu de carros e caminhões, acabem meio que colados no asfalto e depois no pneu. 
E no meio desta dúvida de amigos, a bem da verdade minha também, decidi pesquisar.

Num ótimo artigo da cyclingtips.com (link no final) aparece uma explicação tirada do setor automobilístico: o molhado lubrifica os objetos cortantes, o que facilita o corte do pneu e consequente furo da câmara. É ciência explicada num rápido "filme que demonstra o princípio com sutil elegância" segundo o autor do texto da Cycling Tips, Matt Wikstrom. 
De qualquer forma nem eu nem Matt descartamos estas suposições. Simples experiência de vida: no seco os objetos cortantes acabam indo para o meio fio, dependendo da chuva voltam para a rua; visível a olho nu. Então primeira dica: na chuva pedale mais distante do meio fio, o que ajuda e muito.

Bom, furou, e daí?
Consertar furo de câmara no molhado é mais que chato, tem uma grande probabilidade de não funcionar, de um tempo depois o pneu murchar novamente. O ideal é trocar a câmara sem se esquecer de passar a mão por dentro do pneu para ver se o objeto cortante não continua lá. O correto mesmo é olhar com muito cuidado a banda de rodagem para ver se o maldito objeto cortante continua lá, o que é comum. É fácil acontecer de ser invisível ou o dedo não sentir nada por dentro, de pequenos pedaços de fio de aço, grampo ou vidro só transpassar o pneu rodando. Se não forem retirados vão continuar provocando micro furos, o que é um saco!

Quando se vai a uma bicicletaria para consertar o furo a regra para eles é trocar a câmara por uma nova. Bicicletarias fazem isto porque é mais rápido e tempo é dinheiro. Mais, a diferença de preço que cobrariam para remendar ou trocar a câmara é pequena, e normalmente não vale a pena - para eles. Se você não pegar a câmara velha para remendar em casa ela irá para o lixo. 

Fazer um remendo é muito fácil, qualquer um consegue. Com uma bomba de mão enche a câmara, passa a mão para localizar o furo, marca a localização com uma caneta esferográfica, lixa o local do furo e seu entorno num espaço maior que o remendo, coloca uma fina camada de cola, espera um pouco secar a cola, retira o plástico do remendo, centraliza e cola. Para terminar recomendo que pressione o remendo com a mão ou, muito melhor, com a própria bomba para reforçar a adesão do remendo. Pronto, você tem uma câmara reserva. Espero que não use na próxima chuva.

Dá para evitar furos na chuva ou mesmo no seco? A única resposta que não deixa dúvida é rodar com pneus e câmaras de boa qualidade. Quanto melhor menos problemas. Como dizia minha mãe "Já viu coisa (muito) barata ser boa?"


https://cyclingtips.com/

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