quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Quando vai acabar a confusão do mercado de bicicletas?

Eu li o artigo em inglês sem saber que a Revista Bicicleta já tinha publicado em português. Parabéns! 
Recomendo.

O Brasil foi o 3º maior produtor de bicicletas do planeta e praticamente desaparecemos do cenário mundial. Culpa dos chineses? Definitivamente não. Competência dos chineses. Antes deles competência de Taiwan. Antes competência do Japão. E definitivamente profunda incompetência de nossa indústria e de todo o setor, com raríssimas exceções.

Quanto do que dispomos no nosso mercado é fabricado no Brasil? Qual a qualidade? Comparado aos importados como fica? Qual é sua opção? Você sabe quais são as marcas realmente fabricadas no Brasil? Sabe nominar as marcas nacionais que tem qualidade para valer? Quais são os nossos fabricantes que tem escala e qualidade para entrar num mercado americano ou europeu?
Não tem nada a ver com nacionalismo, com voltar a proibição de importação, que foi defendida a ferro e fogo na época do oligopólio Monark - Caloi, e acabou sendo uma das razões para o desmonte do setor da bicicleta brasileiro. Muito pelo contrário, temos que entrar no global play e jogar para ficar, crescer, ganhar. 
Podemos produzir com muita qualidade, mas por diversas razões boa qualidade é exceção, infelizmente. Eu gostaria de ter uma suspensão ProShock, brasileira, fabricada em São José dos Campos, mas o preço é quase proibitivo, difícil concorrência com as importadas. Porque? Custo Brasil! Estúpido e inaceitável "custo Brasil".

O Brasil fabrica em larga escala motos populares de alta qualidade. Por que não acontece o mesmo com bicicletas? A resposta é simples: porque o setor dos veículos motorizados, incluindo motos, é bem organizado e controlado. O mesmo não acontece com as bicicletas onde faz pouco que se começou a falar em qualidade de maneira séria, mas ainda numa escala insipiente para o tamanho do mercado. 
Temos um mercado consumidor bom, falta políticas públicas para organizar tudo. Sem isto continuaremos muito dependentes do mercado internacional, o que estrategicamente não é muito inteligente. Transporte é vital em nossa sociedade e bicicleta cumpre uma funsão praticamente única na estabilidade da vida da população. Vai muito mais além do "ambientalmente correta, faz bem para a saúde,  pessoas felizes..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário