domingo, 19 de setembro de 2021

Consequências de um dente problemático

Um exemplo preciso: O pequeno e alegre poodle estava amuado, tristinho, e com um bafo de jacaré horroroso. Levamos ao veterinário que extraiu três dentes. Não podíamos acreditar na melhora que o poodle teve dois dias depois da extração.  

Cachorro não é gente, mas gente também tem dente e dente com problema faz mais mal que se possa imaginar. Dentista não é gasto, mas investimento, e dos bem rentáveis.

Outro exemplo: A primeira coisa que fazem com um menino que tem jeito para esporte é cuidar da boca dele. Um dia publicaram a diferença de rendimento antes e depois de um bom tratamento dentário e é muito grande. É o que se pode dizer "faz toda diferença".

Confesso que fazer um preparo para a prova do Desafio do Rio do Rastro está sendo divertido. Eu nunca me preparei para uma prova ou campeonato porque não tinha tempo. Adoro acordar cedo, não para treinar, mas para trabalhar. Minha coluna não aguenta mais ficar sentado trabalhando no computador. Já faz tempo que tenho escapado de casa para rodar ou correr e descansar a bunda da cadeira. Desta vez fico fora um pouco mais de tempo, este é meu trino, e estava, melhor, estou melhorando minha condição física. 
Faz uns dias comecei a sofrer o que imaginei fosse stress de treinamento. "Será possível?" Mais cansado, pedalando mais devagar, pesado, sem muita vontade, dores estranhas nas pernas quando corria. Como não exagero achei estranho. Apareceu uma tensão no pescoço e depois uma sensibilidade estranha num dos dentes de trás. Telefonei para a dentista, ela retornou rapidamente, tinha horário "agora", cheguei lá rapidinho pedalando, ela passou o dedo na minha gengiva, deu um passo para trás, e depois de me olhar um pouco disse;
- Você está com um abscesso na gengiva. Pela minha experiência digo que você trincou a raiz de mais um dente. Vamos fazer uma tomografia para confirmar, mas é praticamente certo.
Explicação: sofro de bruxismo, tendência a ranger os dentes enquanto estou dormindo, dai já ter trincado ou partido raízes e perdido dois dentes, um molar e outro pré molar, na arcada esquerda superior. Daqui para frente terei que dormir com uma espécie de dentadura de silicone que diminui ou zera as consequências do bruxismo. Já deveria estar usando, mas... cabeça dura... Foi-se mais um dente.

Não é só ir ao dentista, mas aprender como cuidar bem dos dentes, usando fio ou fita dental, escovando corretamente com a escova certa, movimento e intensidade corretos, pasta de boa qualidade e na quantidade correta, e finalmente nos momentos apropriados. Não para por aí, é saber mastigar, qual o tamanho do pedaço que se deve colocar na boca, que alimento é correto, quais devem ser evitados... Tudo para ter dentes sadios. Faz toda diferença, e como faz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário