quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Ciclovia do Rio Pinheiros aberta até as 23:00...

A ciclovia do rio Pinheiros no trecho Jaguaré - Ponte Estaiada ficará aberta até as 23:00 h a partir de... daqui uns dias, não sei exatamente a data; que seja. Para pedalar a partir de 18:30 h., horário que hoje é fechada para entrada de ciclistas, é necessário fazer cadastro no endereço -  https://www.ciclofriends.com.br/cadastro , site "ciclo.amigos". Receberemos uma carteirinha que deverá ser apresentada na entrada da ciclovia por motivo de segurança, com o que concordo plenamente. Aos que discordam da carteirinha lembro que o trecho de ciclovia entre a Ponte Cidade Jardim e Socorro tem o apelido de "faixa de gaza".

Ontem voltei para casa com um calorzinho de verão, lua quase cheia, começo da noite. Entrei no trecho Cidade Jardim - Cidade Universitária lá pelas 18:20 h. Delícia de pedalada. Os responsáveis por esta ciclovia vêm enfrentando há muito o problema de tirar ciclistas que entram um pouco antes do fechamento e continuam rodando até quando bem entendem, pouco se importando com os pedidos dos funcionários da ciclovia que com isto voltam mais tarde para casa. Esta pressão individualista, indelicada e bem pouco civilizada provavelmente deve ter levado as autoridades a pensar e agir para manter a ciclovia aberta. 
Até onde sei a ciclovia do outro lado do rio, entre Cidade Jardim e Socorro, fica aberta direto, 24 horas, porque tem muito trabalhador circulando até de madrugada. Já vi umas poucas vezes PM de moto circulando por lá, mas não basta, os assaltos pelo jeito continuam. 
Me ocorre que com a abertura da ciclovia Jaguaré - Ponte Estaiada toda iluminada, provavelmente cheia de ciclistas abonados e suas bicicletas caras, o pessoal do mal vai migrar da faixa de gaza para as entradas da novidade iluminada. Em outras palavras: vamos ver se por razões de mercado melhora a segurança na faixa de gaza. ("It's the economy, stupid." - James Carville,1992)

Um dos melhores momentos de minha vida foi quando Olavo Setubal, um dos proprietários do Banco Itaú, então Prefeito de São Paulo (e que prefeito!), manteve aberta a piscina do Pacaembu até as 22:00 h., o que nunca foi repetido. Nadar, pedalar, correr, caminhar ou fazer qualquer atividade física ao ar livre numa noite quente é um prazer inominável. 
Não sei qual será meu prazer na ciclovia iluminada porque não sei quantos ciclistas usarão luzes piscantes no olho dos outros. Pimenta no olho do outro não arde! Se lotar como está lotada de manhãzinha e virar uma árvore de natal psicodélica estou fora. Até porque fora vai estar mais seguro que já é. De qualquer forma a novidade é ótima, mais que bem-vinda.

Sou favorável a qualquer melhoria, mas para mim melhoria é um conceito intimamente ligado a respeito pelo outro. Para mim ciclista que precisa pistar e segar para ser visto não sabe pedalar, tem medo do convívio com outros e deveria ficar em casa, na cama, escondido debaixo do cobertor.

Próximo a ponte Jaguaré antes da iluminação 


Nenhum comentário:

Postar um comentário