sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

siginificado dos números da banda de rodagem

Idade: 66 anos
UF: SC
Mensagem: Gostaria de saber o que significam aqueles números nas laterais dos PNEUS.
Acredito que seria muito bom que Escola de Bicicleta fornecesse a todos seus freqüentadores, uma tabela explicando, em medidas normais (Centímetros) os seus reais significados.
Por exemplo:
Qual é a dimensão em centímetros, de um Pneu 28x48 ?
- Sabemos apenas que PNEUS 28 ou 700 podem ser usados no mesmo aro, mas não sabemos se a largura de um Pneu 28x48 caberá no espaço do quadro de uma bicicleta de passeio/urbana/Comfort, não speed, pois desconhecemos o significado do numero 48. Se fossem e centímetros todas as dúvidas acabariam. Pois, bastaria ao ciclista, medir o "vão do quadro" que irá receber o pneu, para sabermos o que comprar.
Muito grato

-----------------------------------------------------------------


bom dia

Caso você leia inglês dê uma olhada no Sheldon Brown que é a bíblia da mecânica de bicicletas. Este é o link para pneus e suas medidas - http://sheldonbrown.com/tire-sizing.html

Aro 28 é uma coisa. Outra é 28 1.5/8, que é o dito "aro 700" que é vendido no Brasil. Ai no sul ainda se vê bicicletas antigas, clássicas, com rodagem 28, como as Phillips, mas também muito comum em várias outras marcas. Hoje creio que não seja mais fabricada.

Eu desconheço e não consegui achar pneu 28 X 48, mas como há muita loucura no mercado... Só não sei se é erro do fabricante, o que é bem possível ou aro e medida de pneu que não é mais fabricado. Desconheço. Entre as clássicas havia uns pneus que eram por ai, mas não me lembro exatamente a medida.

Explicando: 28 é referente a altura da roda em polegadas, o que tem variações dependendo do pneu usado. O 26 dá exatamente 26 polegadas com alguns pneus 2.2. O 700 (C) é em milímetros e dá certo pneu 25 (se não me falha a memória).

O último número costuma ser a largura do pneu.

Alguns pneus vêm com um número que dá a tolerância de largura do aro a ser usado.

Há uma enorme variação de desenhos de quadros, aberturas das forquilhas, altura de ponte, distanciamento de eixos de freio (boss), o que faz com que seja muito difícil colocar uma regra.

Entender algumas medidas é um exercício para a loucura, porque foram criando umas coisas estranhas, pessoais de cada marca, e inventando como definir a medida. A tabela do Sheldon Brown mostra bem esta loucura.

A intenção da Escola de Bicicleta é dar uma base de cultura para seus leitores, e com isto estimular a busca de informação mais profunda. A inclusão de tabela com as medidas das de rodas e pneus é bem técnica, uma informação mais refinada que a demanda média que temos. Na página "links" indicamos alguns sites e livros técnicos. Mesmo assim sua mensagem coloca uma situação a qual devemos levar em consideração. Agradecemos a sugestão.

Estou copiando o Valter Busto, que é responsável pelo Museu de Bicicletas de Joinville, e que pode ajudar aqui.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário