segunda-feira, 2 de junho de 2025

Por que as propostas de redução da violência no trânsito não dão certo?

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

Autoridades? Quem? Comecemos por aí. O primeiro passo para pararmos o banho de sangue nosso de cada dia é ter alguém que seja autoridade respeitável, mas aí dancemos!
Autoridades temos, e que merecem respeito, também, mas com a desconstrução que vivemos tendo por tantos anos não é mais discernível saber quem é o que ou o que é quem.

A questão passou há muito do como diminuir a violência para como frear a selvageria disseminada entre a população, selvageria que começa em pequenas faltas de educação básica, cidadania, e termina (será que termina?) no tiro no peito dado a troco de banana por um vira bosta, não muito diferente de um pelotão de fuzilamento de revolucionários de uma república da banania. 
Quem realmente sabe para que serve a autoridade? Não a ideológica, a funcional.

Diminuir a violência? Qual delas? Como se faz para que não joguem lixo nas ruas, ou lhe respondam o bom dia que foi desejado com sinceridade? Ou que a vendedora largue o celular e venha lhe atender, que é sua obrigação de trabalho?
Como ciclista recomendo que não peça que o outro dê passagem, até quando ele simplesmente decide parar e fechar a ciclovia para digitar o celular. Não ouse pedir que abaixe a luz piscante que cega apontada para seus olhos, e que ele acredita piamente que o faz mais seguro. Nem sequer ofereça ajuda para consertar o furo da câmara, o que pode ofender os brios do ou da ciclista. 
Gentileza gera gentileza, mas o que fazer quando a gentileza caiu fora da moda?  
 
Diminuir a violência no trânsito? Com velhas soluções? Educação, respeito, não corra, não mate, não morra? Quem se importa? Quem tem autoridade para falar tais coisas? 

Especialistas listam ações para reduzir acidentes com motos, título de matéria no Mobilidade, especial Maio Amarelo, O Estado de São Paulo, 28 de maio de 2025.
1. Formação; 2. Ficalização; 3. Conscientização; 4. Manutenção; 5. Treinamento; 6. Tecnologia; 7. Vias mais seguras, são os tópicos. E numa pequena caixa, "Vias inseguras para pilotos. Sinalização escorregadia, valetas, buracos, entre outros problemas, são verdadeiras armadilhas", diz, aliás, define porque não a situação vai mudar, ou mudará sabesse lá quando. Falar sobre formação, fiscalização, conscientização, manutenção, treinamento em 2025? A quantos anos se recita exatamente a mesma ladainha? Mudou algo? Estão falando para quem, para quem lê jornal? Pior, para os poucos que lêem e entendem o que estão lendo?

Não temos autoridades, este é o problema. Sem um poder público que tenha um mínimo de credibilidade não sairemos desta. Os 'mortoboys' que o digam.

Temos que cair na real e fazer o que tem que ser feito, que não é necessariamente o que diz a lógica. Isto aqui é uma guerra, e guerras são vencidas não com o bonitinho, mas com o uso da inteligência para vencer uma batalha por vez. De novo, o que nos falta é comandantes e mais ainda, inteligência.  

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